Bolsonaro rebate críticas: imprensa mundial é de esquerda
Além da Financial Time, a Revista norte-americana Time também critica a atuação de Bolsonaro ante a pandemia. O presidente se defende dizendo que a imprensa mundial é de esquerda
- Data: 25/05/2020 14:05
- Alterado: 22/08/2023 21:08
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Bolsonaro é criticado pela Revista Time e Financial Times e rebate: a imprensa mundial é de esquerda
Crédito:Reprodução
A revista Time publicou uma matéria com críticas à atuação de Bolsonaro, ante a pandemia do coronavírus no Brasil, que já infectou 363.211 e matou 22.666 pessoas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o País é o novo epicentro da covid-19 no mundo, fato destacado pela revista.
O título do texto da recente edição da revista é “Brasil começa a perder a luta contra o coronavírus – e o seu presidente está olhando para o outro lado”.
Na matéria, a repórter Ciara Nugent conta que a resposta de Bolsonaro durante a crise causa surpresa mesmo em comparação a outros governantes que também menosprezaram o impacto da pandemia.
Como exemplo, Nugent cita o episódio em que Bolsonaro, no dia em que o Brasil ultrapassou a marca de 10 mil mortes pela covid-19, passeou de jet-ski no Lago Paranoá, em Brasília.
Ao trazer uma fala do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), a reportagem evidencia como Bolsonaro pode ser responsabilizado pela expansão da covid-19 no Brasil.
“Com discursos irresponsáveis, quase delinquentes, ele encoraja a população a ocupar as ruas. Ele empurrou muitas pessoas para a morte”, disse Virgílio Neto em depoimento resgatado pela revista. “O mandato do Presidente pode ainda sobreviver, mas muitos de seus cidadãos não vão”, conclui a matéria.
O texto da Time contextualiza ainda a crise política provocada por Bolsonaro contra governadores que apoiam medidas restritivas para combater a doença, além das demissões de Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich do Ministério da Saúde e de seus atritos com o ex-ministro da Justiça Sergio Moro, que acusou Bolsonaro de interferir na Polícia Federal para proteger familiares.
Moro, ao falar à Time, disse que “há dificuldade no enfrentamento da pandemia no Brasil” por conta da posição “negacionista” do presidente.
Financial Times
A versão digital do Financial Times desta segunda-feira, 25, traz uma coluna do jornalista Gideon Rachman, um dos mais importantes do Reino Unido, com o título “O populismo de Jair Bolsonaro está levando o Brasil ao desastre”.