Via Streaming – Dica da Semana: “The Americans”
Série retrata a espionagem soviética nos Estados Unidos durante a guerra fria
- Data: 16/06/2021 07:06
- Alterado: 22/08/2023 22:08
- Autor: Kreitlon Pereira
- Fonte: Via Streaming
Crédito:
Ao final da Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos e União Soviética passaram a competir pela posição de potência hegemônica global, tanto no âmbito militar quanto ideológico. Ao longo de todo conflito, a espionagem foi uma estratégia fundamental para coleta de informações privilegiadas de ambos os lados. Atualmente, pouco se sabe das verdadeiras missões desses espiões, o que cria um vasto espaço para imaginação, preenchido por diversas produções cinematográficas. Uma das mais recentes é “The Americans”, uma série original da FX com todas as temporadas disponíveis na Amazon Prime.
Com uma casa no subúrbio da Virgínia, uma renda estável e dois filhos, Elizabeth (Keri Russell) e Philip Jennings (Matthew Rhys) parecem viver o sonho americano tão anunciado ao longo dos anos 80, quando o governo americano utilizava também da propaganda para propagar a ideologia do capitalismo. No entanto, Elizabeth e Philip estão longe de serem um fruto desse marketing – ambos são espiões da KGB, a principal agência de serviços secretos da União Soviética, infiltrados nos Estados Unidos. Altamente treinados, eles não se conheciam antes de serem enviados ao país norte-americano. Contudo, munidos de um sentimento comum de lealdade, eles fazem de tudo para executar suas missões e não serem descobertos.
Porém, quando o agente do FBI Stan Beeman (Noah Emmerich), que possui um caso com uma agente dupla do consulado russo, se muda para casa da frente, Elizabeth e Philip sentem que a declaração do presidente Ronald Reagan, de que a União Soviética era o maior inimigo do país, acabara de se materializar na frente deles. Assim, eles precisam aprender a manter uma relação positiva com Stan, mas sem que isso levante suspeitas nele ou que essa convivência abale, de alguma forma, o comprometimento deles com a causa soviética, mesmo com filhos americanos que nunca suspeitaram da verdadeira profissão dos pais.