Via Streaming – “Dor e Glória”- Mergulho no espelho
Filme mais sincero de Pedro Almodóvar que chega em junho na Amazon Prime Video fala sobre a história de um cineasta melancólico que reflete sobre sua vida.
- Data: 09/06/2021 09:06
- Alterado: 22/08/2023 22:08
- Autor: Kreitlon Pereira
- Fonte: Via Streaming
Crédito:
Com 71 anos, Pedro Almodóvar é um dos mais famosos diretores espanhóis, responsável por obras como “A Pele que Habito” e “Tudo Sobre Minha Mãe”, ele é o maior símbolo da Movida Madrilenha, um movimento contracultural que surgiu em Madri na década de 1970 após a queda do regime franquista. Na maioria de seus filmes as mulheres conduzem a trama, no entanto, em seu longa mais recente, lançado em 2019, o protagonista é uma versão dramática dele mesmo. Trata-se de “Dor e Glória”, longa-metragem que estreia na Amazon Prime Video dia 12 de junho .
A história gira ao redor de Salvador Mallo (Antonio Banderas), um diretor de 60 anos que, além de sofrer com um bloqueio criativo, sente dores crônicas pelo corpo, que o impedem de conceber um novo filme. Com poucas perspectivas para o futuro, Salvador embarca em uma profunda crise existencial que o leva a reviver o passado em busca de respostas para a sua melancolia presente. Muitas de suas lembranças são sobre a infância em um humilde vilarejo espanhol ao lado da mãe, Jacinta (Penélope Cruz), com a qual tinha uma relação nem sempre pacífica, mas que o moldou como artista.
Ao ter, em uma homenagem, sua obra de 30 anos reexibida, ele se reencontra com Alberto Crespo (Asier Etxeandria), que viveu o personagem principal desse filme com o qual Salvador teve uma briga e impediu de assistir à estreia, por não concordam com a forma que Alberto interpretou o protagonista da trama. Os dois são brigados desde o final das filmagens e esse episódio serve não só para que eles finalmente se resolvam, mas também para que Salvador avalie os sucessos e fracassos de sua carreira com mais maturidade. Afinal, somente após se reconhecer o passado, o diretor será capaz de viver o presente sem amarras.