Diadema inicia vacinação das pessoas acima de 18 anos com comorbidades na segunda
Pessoas entre 18 e 25 anos com deficiência permanente que recebam o Benefício da Prestação Continuada (BPC) também serão contemplados
- Data: 04/06/2021 13:06
- Alterado: 04/06/2021 13:06
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Vacina Astrazeneca
Crédito:Divulgação/PMD
Na próxima segunda-feira (7), a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) dará início a vacinação contra a covid-19 em mais dois grupos prioritários: pessoas na faixa etária entre 18 a 24 anos que tenham comorbidades (definidas pelo Ministério da Saúde) ou com deficiência permanente que recebam o Benefício da Prestação Continuada (BPC).
Essa nova etapa será possível pois o município recebeu, na manhã desta sexta-feira (4), mais um lote da vacina do laboratório AstraZeneca com 5.590 doses.
Para receber a vacina basta o morador de Diadema comparecer ao posto de vacinação, das 8h30 às 16h, munido do documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço e cartão do SUS/carteirinha da Unidade Básica de Saúde (UBS), além de documento comprobatório da comorbidade ou deficiência, por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médicaonde conste o CRM do médico responsável. Se possível, a SMS recomenda ainda fazer o cadastro prévio no site www.vacinaja.sp.gov.br(o cadastro não é obrigatório).
A Prefeitura preparou informações para as principais dúvidas dos moradores sobre a Campanha de Vacinação contra a Covid-19. Confira abaixo:
No momento, quem pode se vacinar em Diadema?
O município segue o cronograma estabelecido pelo Estado de São Paulo, ou seja, já estão sendo vacinados e também elegíveis para vacinação, os seguintes grupos prioritários:
-Pessoas acima de 60 anos
-Profissionais da educação acima de 47 anos
-Profissionais da saúde- desde 28/04/2021 o município vacina primeiras doses apenas para novos profissionais de saúde ingressantes dos serviços públicos de saúde (municipal ou estadual). Estes serão vacinados em seus locais de trabalho. Acompanhe os canais da Prefeitura pois, em breve, a SMS irá abrir agendamento com novas vagas para vacinação deste grupo prioritário.
-Síndrome de Down, pacientes em diálise e transplantados imunossuprimidos (18 a 59 anos)
-Grávidas e puérperas com comorbidades (acima de 18 anos) – Diadema ampliou, ao longo dessa semana, a vacinação deste grupo: se a gestante ou puérpera tiver qualquer doença associada, mesmo que não relacionada na lista do Ministério da Saúde, como por exemplo: hipotireoidismo, sífilis e outras, deve tomar a vacina. É necessário comprovação da comorbidade (por relatório ou receita médica)
-Motoristas e cobradores de ônibus – funcionários das empresas do Transporte Metropolitano (EMTU) que residam em Diadema.
-Pessoas com deficiência permanente que recebem BPC (25 a 59 anos) – é obrigatória a apresentação de comprovante do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
-Pessoas com comorbidades previstas pelo Ministério da Saúde (25 a 59 anos)
Confira aqui todos os detalhes sobre a Campanha Municipal de Vacinação e quais documentos necessários para comprovar cada grupo no Documento Técnico da SMS.
Quem toma só um remédio anti-hipertensivo pode se vacinar?
Desde o dia 1º de junho, Diadema conseguiu ampliar a vacinação das pessoas com hipertensão. Basta o usuário comparecer ao posto de vacinação e apresentar uma receita médica com validade de 12 meses, onde esteja prescrito um ou mais medicamentos anti-hipertensivos.
Como é necessário apresentar comprovação da doença, outra forma de garantir a vacina é apresentar relatório médico que descreva o estadiamento da hipertensão (Estágio 3, Estágio 1 e 2 com lesão de órgão-alvo).
Metroviários, Ferroviárias, Aeroviários e Aeronautas podem se vacinar?
Diadema não recebeu as doses para este grupo e o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), do Estado de São Paulo, orientou que todos os profissionais serão vacinados na cidade de São Paulo, Guarulhos e Campinas (essas duas últimas cidades vacinarão os trabalhadores dos aeroportos de Cumbica e Viracopos).
Quando começa a vacinação dos profissionais da educação abaixo de 47 anos?
A imunização dos trabalhadores da educação, entre 45 e 46 anos, terá início em Diadema no próximo dia 9 de junho. É necessário realização de cadastro prévio no site VacinaJá Educação(https://vacinaja.educacao.sp.gov.br/).
E os demais profissionais da educação, quando serão vacinados?
Segundo o Governo do Estado de São Paulo, a vacinação deve ocorrer entre 21 e 31 de julho para os profissionais da Educação Básica acima de 18 anos a 44 anos. O cadastro no site VacinaJá Educação(https://vacinaja.educacao.sp.gov.br/) já está aberto. Mais detalhes aqui: https://www.educacao.sp.gov.br/cadastro-vacinaja-educacao-para-terceira-fase-de-imunizacao-esta-aberto/
Quando retoma a vacinação por idade, sem comorbidades?
Confira a previsão de datas. Lembrando que para isso é necessário que o Estado de São Paulo e Ministério da Saúde cumpram o cronograma de entrega de doses.
Quantas pessoas já tomaram a vacina da covid-19 em Diadema?
Até o momento, Diadema aplicou 117.868 doses de vacina contra a covid-19, sendo 79.877 primeiras doses e 37.991 segundas doses.
Estou com minha segunda dose atrasada, o que faço?
Basta procurar o quanto antes o posto de vacinação onde tomou a primeira dose para completar seu esquema vacinar. Lembrando que a vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, munido do documento de identificação com foto, CPF, comprovante de endereço e cartão do SUS/carteirinha da Unidade Básica de Saúde (UBS).
É obrigatório me cadastrar no site VacinaJá?
Não, mas a SMS recomenda, se possível, fazer o cadastro prévio no site www.vacinaja.sp.gov.brou pelo WhatsApp por meio do número +55 11 95220-2923 pois isso agiliza no processo de digitação das doses aplicadas pelo município no site do Governo do Estado de São Paulo.