Recursos para fazer vídeochamadas e reuniões online
Conheça os aplicativos e serviços que podem ser utilizados para fazer chamadas de vídeo
- Data: 06/04/2020 12:04
- Alterado: 06/04/2020 12:04
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira/Plataformanet
Crédito:
As plataformas e os serviços utilizados para manter a comunicação no ambiente de trabalho vêm se tornando essenciais para os profissionais que precisam e desejam otimizar seu o tempo e as tarefas da sua equipe. Esses recursos têm o foco na comunicação à distância e possibilitam realizar chamadas de vídeo, ligações, chats de conversas e, além disso, permitem o compartilhamento de arquivos. Atualmente, existem alguns serviços que fornecem recursos semelhantes que podem ser utilizados conforme as necessidades apresentadas pela sua empresa. Esses recursos também são interessantes para trabalhadores freelancers e que trabalham em sistema home office.
Skype
O Skype é uma ferramenta da Microsoft utilizada para troca de mensagens, ligações e vídeochamadas. Para criar uma conta no Skype, é necessário cadastrar um número de telefone ou um endereço de e-mail, criar uma senha e fornecer mais algumas informações para a configuração da conta, como nome e sobrenome. Depois do cadastro na conta, o usuário pode inserir uma imagem de perfil e localizar os contatos que deseja iniciar uma conversa no chat.
Além do chat comum entre dois contatos, as conversas no Skype também podem ser em grupo e em uma conversa privada, onde o conteúdo desse chat é criptografado de ponta a ponta. O serviço permite compartilhar arquivos, como documentos e imagens. Ao utilizar o Skype, é possível fazer chamadas de vídeo e áudio em alta qualidade, possibilitando chamadas em grupo ou privadas. As chamadas podem ser gravadas e agendadas de acordo com os horários desejados.
O Skype pode ser usado em computadores através da web ou do programa disponível para Windows, Mac OS X e Linux, celulares e tablets com sistemas iOS e Android, dispositivos Amazon Echo com a assistente virtual Alexa e, até mesmo, no Xbox One esse recurso pode ser utilizado. A versão profissional do Skype, o antigo Skype for Business, agora é Microsoft Teams que, entre as suas funcionalidades, possibilita realizar transmissões de reuniões com grande número de pessoas, webconferências e eventos ao vivo. Para utilizar todos os recursos do Microsoft Teams, é preciso assinar um dos pacotes Office que tenha esse serviço incluso.
Zoom Meetings
O Zoom é uma plataforma para videoconferência e webconferência que tem o objetivo de conectar profissionais, possibilitando reuniões tanto com colaboradores remotamente, como também, com equipes em salas de conferências. Entre as opções oferecidas, o Zoom permite o compartilhamento de tela, gravação das transmissões, salas simultâneas e possibilita realizar reuniões online com vídeo HD e áudio de alta qualidade. O Zoom está disponível para smartphones e computadores, com aplicativo para dispositivos móveis e extensão para navegadores. Além disso, também é possível integrar esse serviço ao e-mail e ao sistema de calendário utilizado pela sua equipe. O Zoom possui uma versão gratuita e oferece planos de assinatura que possibilitam acessar mais recursos da plataforma.
Google Hangouts Meet
O Hangouts Meet é uma plataforma que permite fazer vídeochamadas e faz parte do G Suite, o pacote de serviços do Google com recursos voltados para empresas. O Meet tem o objetivo de facilitar as reuniões por chamada de vídeo, através desse serviço é possível criar e compartilhar o link da reunião, simplificando a participação de outras pessoas nas vídeochamadas. Sendo parte do G Suite, o Hangouts Meet também pode ser integrado a outros serviços, como o Google Agenda e o e-mail, por exemplo.
Esse serviço pode ser utilizado em smartphones iOS e Android, além de permitir a integração com outros sistemas de videoconferência. Para utilizar o Meet, é necessário ter um plano de assinatura do G Suite, que além do serviço de vídeochamadas, também permite acessar as versões empresariais de outros produtos do Google.
Alternativas e medidas para o novo coronavírus
Devido a pandemia do Covid-19, muitos profissionais estão trabalhando remotamente como forma de prevenção. Assim, essas plataformas para reuniões e chamadas de vídeo se tornaram uma opção para auxiliar na otimização e no rendimento das atividades de trabalho realizadas fora do ambiente profissional. Por causa do surto, o Google liberou alguns recursos gratuitamente que antes estavam disponíveis para assinantes de um plano específico.
A Plataformanet traz toda semana informações como essas, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.