Recursos para acessibilidade na internet
Conheça algumas ferramentas disponíveis para facilitar o acesso de pessoas com deficiência aos serviços e aplicativos online
- Data: 20/03/2020 15:03
- Alterado: 20/03/2020 15:03
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Érica Oliveira / Plataformanet
Crédito:
A acessibilidade no meio digital auxilia na conectividade de milhares de pessoas que possuem algum tipo de deficiência e torna diversas atividades mais acessíveis aos usuários. Os recursos disponíveis para acessibilidade na web podem variar de acordo com a necessidade apresentada e o dispositivo usado.
Os dispositivos Android disponibilizam o “Pacote de Acessibilidade do Android” com aplicativos e configurações para acessibilidade, que podem ser personalizados conforme as preferências e utilidades que serão usadas. Entre as funcionalidades, o usuário pode ativar o leitor de tela “TalkBack” que descreve as ações realizadas no smartphone e avisa sobre alertas e notificações. O recurso “Selecionar para ouvir” também pode ser usado para ouvir a leitura ou a descrição de conteúdos selecionados pelo usuário. Outras funções estão disponíveis, como mudar o tamanho da fonte e o modo de exibição.
Alguns serviços e apps de acessibilidade podem vir já instalados no smartphone ou podem ser acessados através do Google Play. Entre outros aplicativos disponíveis para Android, está o app Transcrição Instantânea desenvolvido para acessibilidade de pessoas com deficiências auditivas. Esse app utiliza a tecnologia do reconhecimento de fala e realiza a transcrição de voz e som em texto simultaneamente. A transcrição em tempo real está disponível em mais de setenta idiomas e dialetos e pode ser salva no dispositivo. O aplicativo Transcrição Instantânea ainda permite digitar as suas respostas pelo app.
Os dispositivos com sistema iOS também possuem recursos de acessibilidade, onde o usuário pode personalizar, configurar e ativar as ferramentas que precisar, sendo possível incluir um “Atalho de Acessibilidade” selecionando os recursos mais utilizados. Além de funcionalidades para pessoas com deficiências auditivas que, inclusive, incluem se comunicar pelo FaceTime utilizando a linguagem de sinais, o iOS também possibilita utilizar o VoiceOver, um leitor de tela que fornece descrições sobre o que está sendo exibido na tela do aparelho.
Além dos recursos disponibilizados especificamente para acessibilidade, diversos outros aplicativos e serviços do nosso cotidiano também oferecem opções para tornar algumas atividades mais acessíveis.
Google Maps
Entre as suas funções, o Google Maps permite utilizar o aplicativo para encontrar estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes, que possuem acessibilidade. Para utilizar essa função, pesquise na barra de busca sobre o estabelecimento que quer achar e clique no perfil dele no Google Maps. Depois, basta clicar em “Sobre” no menu com as abas “Geral”, “Atualizações”, “Avaliações”, entre outras disponíveis no app. Quando acessar essa aba, você pode ver informações mais detalhadas como banheiro acessível para cadeira de rodas, entrada com acessibilidade ou estacionamento com acessibilidade, por exemplo.
O Google Maps também possibilita encontrar rotas de transporte público com acessibilidade. Para acessar essa opção, clique em “Ir” no círculo azul à direita e coloque o endereço do seu destino. Quando forem exibidos os resultados de busca, clique em “Opções”. Assim, você pode selecionar algumas preferências e entre elas está a “Acessibilidade” em trajetos. Porém, apesar das recomendações, o aplicativo alerta que as rotas com acessibilidade indicadas podem não refletir as condições reais no transporte coletivo.
O Instagram disponibiliza em seu aplicativo recursos para acessibilidade de pessoas com problemas de visão, como a descrição das imagens que podem ser lidas pelas ferramentas de acessibilidade. Mas, o usuário também pode colocar um texto alternativo descrevendo detalhadamente a imagem que vai postar na rede social. Para utilizar essa opção ao publicar uma foto, quando chegar na etapa de escrever uma legenda, acesse as “Configurações avançadas” e “Escrever texto alternativo” para colocar a descrição que deseja e salvar. Essa descrição não será exibida na sua publicação e só pode ser lida pelos leitores de tela.
Site
A acessibilidade na internet também abrange o desenvolvimento de sites que possibilitam utilizar algumas funções para facilitar a navegação. As opções mais encontradas estão as funcionalidades que auxiliam na leitura do conteúdo apresentado no site, como os botões para aumentar ou diminuir o tamanho da letra e a opção de alterar o contraste das cores usadas no site.
As configurações de acessibilidade disponíveis podem variar conforme o recurso que esteja utilizando, o modelo do aparelho, sua marca e a versão da última atualização do sistema.
A Plataformanet traz toda semana informações como essas, entre outras dicas de serviços e aplicativos. Continue acessando o nosso caderno de tecnologia e acompanhe as novidades.