Instituto Muda Brasil incentiva crianças e adolescentes a criar cidades inovadoras
Projeto Cidades Criativas, desenvolvido pelo Instituto Muda Brasil, beneficia jovens do Estado de São Paulo com cursos e oficinas adaptados à metodologia global STEAM
- Data: 19/11/2019 14:11
- Alterado: 19/11/2019 14:11
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria de Imprensa
Instituto Muda Brasil incentiva crianças e adolescentes a criar cidades inovadoras
Crédito:Divulgação
Ajudar crianças e adolescentes a encontrar caminhos para transformação de suas comunidades urbanas em ambientes mais agregadores e geradores de oportunidades centradas nas demandas e competências do nosso século. Com este propósito, nasceu o projeto Cidades Criativas, desenvolvido pela organização não-governamental Instituto Muda Brasil, com apoio do Condeca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente) e em parceria com Oi Futuro, Visa, Livelo, Instituto Center Norte e as prefeituras de São Paulo e de Barueri.
A primeira edição do projeto iniciou em junho deste ano e até o final do próximo deverá beneficiar mais de 1.000 jovens dos ensinos fundamental II e médio, oriundos de escolas públicas e particulares localizadas nas cidades de São Paulo, Barueri e São Miguel Paulista.
O princípio do projeto é potencializar o aprendizado por meio de criatividade, diversão e inovação. Nos cursos e nas oficinas, as aulas exploram o conceito global STEAM (Science, Technology, Arts and Mathematics, em inglês) aplicado em programas educacionais no mundo todo. Conhecimentos como ciência aplicada à sustentabilidade, engenharia, robótica, comunicação via redes sociais, simulação de cidades, cultura e cidadania funcionam como catalisadores desta formação.
“Unimos um conteúdo interdisciplinar e a experimentação como ponto de partida para direcionar investigação, diálogo e pensamento crítico e, assim, prepararmos esses jovens cidadãos para os desafios do dia-a-dia”, explica Guilherme Lima, presidente do Muda Brasil.
Para a coordenadora do projeto , Chandra Lee, o objetivo final é capacitar intelectual e emocionalmente esses jovens para serem atuantes, empreendedores e até mesmo protagonistas de suas realidades, de modo a contribuir para a solução de problemas normalmente crônicos: planejamento urbano, infraestrutura de água, energia, lixo e transporte, segurança pública, meio ambiente, desigualdade social e exercício precário da cidadania.
“Pretendemos direcionar o olhar para idealizar cidades inovadoras aproveitando sempre o que elas têm de positivo, como sua história, seus saberes, sua diversidade de etnias e tribos, seus espaços de arte e cultura. Assim, incentivamos atitudes colaborativas e inovadoras.
Atividades
Os cursos regulares do Cidades Criativas funcionam em Barueri (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social) e na capital paulista (Centro Cultural Santo Amaro e Casa de Cultura da Vila Guilherme), de segunda-feira a quinta-feira, com turmas matinais e vespertinas, com 20 vagas cada uma, totalizando 120 alunos de 10 a 17 anos.
Para quem não conseguiu se inscrever nos cursos, o projeto pode atender até 100 crianças e adolescentes semanalmente, na forma de oficinas abertas, oferecidas em quatro espaços públicos e de fácil acesso, por enquanto nas seguintes localidades da capital: Canteiro Aberto Vila Itororó (Bela Vista), Fábrica de Cultura da Vila Nova Cachoeirinha, CDC Jardim Aeroporto e São Miguel Paulista.
Os cursos e oficinas trabalham quatro eixos temáticos – cidades, tecnologia, gente e projetos – desenvolvendo o espírito de equipe e a inteligência emocional. “No eixo ‘gente’, atuamos para despertar dons, talentos, sonhos e vocações, além de atitude, solidariedade e empreendedorismo, para juntos buscarmos soluções criativas para as necessidades e dificuldades que nos deparamos em nossas realidades”, conta Carmen Carvalho, coordenadora pedagógica do projeto.
Resultados esperados
A meta do Cidades Criativas é no segundo semestre de 2020 promover uma exposição das cidades criadas pelos alunos do curso regular. Os grupos apresentarão os projetos e suas maquetes para avaliação de uma comissão julgadora formada por voluntários e representantes da comunidade.
Haverá premiação com base nos seguintes critérios: design virtual da cidade, identificação do problema e solução, maquete da cidade (virtual e física), apresentação do projeto (mídias digitais, site) e planejamento de projeto.
Sobre o Instituto Muda Brasil
O Instituto Muda Brasil é uma organização sem fins lucrativos de caráter público. Instituída em 2006, seu objetivo é desenvolver um trabalho de promoção humana e combate à pobreza, através de atividades socio-educacionais, empreendedorismo, desenvolvimento comunitário e inserção no mercado de trabalho. Atualmente, a entidade gerencia 6 projetos de interesse público que contemplam 1.130 crianças, adolescentes e jovens, na região metropolitana de São Paulo, com dezenas de parceiros entre empresas, entidades sociais e instituições governamentais.
Contatos do IMBRA
www.mudabrasil.org.br
Telefone: 11 5531-3582
Email: [email protected]