Projeto de moda circular viabiliza reciclagem e descarte de roupa sem condição de uso
As peças podem ser entregues até dia 17/3, de segunda-feira a sábado, das 12h às 20h
- Data: 19/02/2021 21:02
- Alterado: 19/02/2021 21:02
- Autor: Redação
- Fonte: Shopping Parque da Cidade
Crédito:
Você sabia que são necessários 2.720 litros de água para fazer uma camiseta? E que esta é a quantidade de água que bebemos em aproximadamente três anos? Além disso, mais de 80% dos resíduos têxteis que vão para os aterros poderiam ser reutilizados e 170 mil toneladas de resíduos têxteis são descartadas anualmente no Brasil.
Para ajudar a mudar essa realidade, o Shopping Parque da Cidade, na capital paulista, e a startup mineira PódeSim lançaram, dia 17/2, um projeto de moda circular que viabiliza a coleta, o reaproveitamento e o descarte adequado de peças de roupa usadas. O Espaço Circular PódeSim funciona da seguinte maneira: os clientes levam, para o Shopping Parque da Cidade, peças em bom estado ou até mesmo sem condição de uso; elas são separadas, higienizadas e avaliadas; depois são transformadas em outras peças, recicladas ou doadas à instituição ARCO, da região do Jardim Ângela, zona sul de São Paulo.
As peças podem ser entregues até dia 17/3, de segunda-feira a sábado, das 12h às 20h, no ecoponto do Espaço Circular PódeSim, especializado na coleta de roupas pós-consumo, instalado no 1º piso do Shopping Parque da Cidade (ao lado do Estúdio da Sobrancelha). Os clientes que doarem receberão, em contrapartida, benefícios exclusivos em lojas e restaurantes do shopping.
“Quantas vezes você quis doar roupas, sem saber onde ou para quem? Ou, ainda, quis descartar alguma peça, já sem condições de uso, e não soube para onde levar e acabou jogando no lixo? Essa é uma realidade, porque não se fala em pontos de reciclagem de roupas e de tecidos – é uma falha do sistema de coleta seletiva. Com esse projeto, o Shopping Parque da Cidade contribui com a moda circular e abre espaço para que os clientes também façam a sua parte”, comenta Stella Pinheiro, gerente de marketing do Shopping Parque da Cidade.
A concepção do projeto Espaço Circular PódeSim é da startup mineira “PódeSim”, idealizada pelas engenheiras Graziely Mendes e Lídia Silva. “Nosso objetivo é disseminar o conceito de economia circular e inspirar novas formas de consumo. Com a criação desse projeto, nós ajudamos a reduzir o desperdício e a aumentar a vida útil de resíduos têxteis, diminuindo os impactos negativos que o descarte inadequado desses materiais causa ao meio ambiente, além de divulgar e apresentar marcas e projetos socioambientais”, explica Graziely.
Loja colaborativa
O Espaço Circular PódeSim conta também com uma loja colaborativa que comercializa produtos de marcas comprometidas com propósitos de sustentabilidade – são elas C.alma, Ecotece, Florent e Reluze. Tem também uma área destinada a ações educativas sobre economia circular e consumo consciente, com exposições, oficinas e workshops gratuitos ao público.
Fashion HUB
O projeto é um dos vencedores do Fashion HUB, primeiro hub de inovação e moda do setor que tem como participantes o Shopping Parque da Cidade e as marcas Vicunha, Audaces e The Lycra Company. O projeto tem a jornalista Lillian Pacce como embaixadora e busca soluções transformadoras com impacto positivo para os negócios e o meio ambiente, enviadas por startups e cientistas de todo o Brasil.
Dados
· São necessários 2.720 litros de água para fazer uma camiseta! Esta é a quantidade de água que bebemos em aproximadamente três anos.
· Dobrar a vida útil de uma roupa de um para dois anos reduz em 24% a emissão de carbono ao ano.
· Mais de 80% dos resíduos têxteis destinados aos aterros poderiam ser reutilizados.
· Cada tonelada de têxteis descartados que é reutilizada impede que 20 toneladas de CO² entrem na atmosfera.
· O volume de água consumido pela indústria da moda é suficiente para encher aproximadamente 32 milhões de piscinas olímpicas.
· 170 mil toneladas de resíduos têxteis são descartadas anualmente no Brasil.
SERVIÇO – Espaço Circular PódeSim
Data e horário: 17/2 a 17/3, de segunda-feira a sábado, das 12h às 20h
Local: 1º piso do Shopping Parque da Cidade (ao lado do Estúdio da Sobrancelha) – Av. das Nações Unidas, 14.401 – Chácara Santo Antônio – São Paulo/SP
O que pode doar:
Roupas em bom estado (camisa, calças, casacos, meias)
Roupas de cama e mesa
Roupas rasgadas
Biquínis, maiôs, sungas e cangas
Peças de lá e crochê
Lenços, cachecóis