Bombeiros, Transportes Metropolitanos e EMTU lançam campanha Verão Seguro
Ação tem como foco a conscientização dos turistas para prevenir afogamento
- Data: 12/02/2021 13:02
- Alterado: 12/02/2021 13:02
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria dos Transportes Metropolitanos
Bombeiros
Crédito:Divulgação/STM
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), a EMTU e o Corpo de Bombeiros de São Paulo lançaram nesta sexta-feira (12) a campanha Verão Seguro de prevenção a afogamentos. “A ideia é conscientizar os banhistas sobre riscos muitas vezes desprezados por turistas enquanto se divertem. Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, temos atendido uma média de 30 ocorrências de afogamento por dia”, explica o comandante do Grupamento de Bombeiros Marítimo da PMESP, tenente coronel Igor Sergei Klein. Só em janeiro, os bombeiros salvaram cerca de 900 vidas nas praias.
Um grupo de guarda-vidas esteve no Terminal Metropolitano Jabaquara da EMTU para explicar à população quais são os principais erros do turista descuidado e alertar sobre o perigo das correntes marítimas, das tempestades e da perigosa combinação do mar com excesso de álcool e de comida.
O local foi escolhido por ser rota de quem se destina à Baixada Santista de ônibus. “Apoiamos essa importante ação do Corpo de Bombeiros para levar informação aos passageiros. Acreditamos que com responsabilidade na hora de se divertir e tomando os cuidados devidos, o verão passa só com boas lembranças”, comentou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.
O cenário montado para chamar atenção de quem passava teve cadeira de guarda-vidas e a bandeira de perigo usada nas praias para sinalizar áreas de risco no mar. Infelizmente, muitos casos de afogamento acontecem justamente porque o turista não obedece a sinalização.
Perfil – A grande maioria das ocorrências de afogamento envolve homens entre 16 e 18 anos, da Região Metropolitana de São Paulo. São turistas que descem para o litoral de manhã para voltar no fim do dia. Em geral comem demais, o que pode provocar congestão, e ingerem muito álcool, perdendo o discernimento e a capacidade de reação.
Cartazes – Para espalhar a mensagem do Verão Seguro, os cinco mil ônibus da EMTU contarão com cartazes da campanha afixados, circulando nas cinco regiões metropolitanas do Estado de São Paulo atendidas pela empresa.
Redes sociais – As redes sociais dos Bombeiros, da STM e das empresas ligadas a ela – EMTU, CPTM, Metrô, ViaQuatro e ViaMobilidade – vão compartilhar posts da campanha Verão Seguro nos próximos 15 dias. São mensagens que alertam sobre o perigo das tempestades, das correntes marítimas que mudam de intensidade repentinamente e puxam para o fundo, sobre os riscos envolvidos com excesso de álcool e de comida e das encostas de pedra.
Além disso, o turista precisa ficar atento às bandeiras de sinalização e procurar ajuda do guarda-vidas sempre que precisar.
Os pais também são o foco da campanha, para terem olhos atentos nas crianças e lembrarem sempre de identificar os pequenos com uma pulseirinha com nome e telefone.