27º Encontro com o Espectador com Jé Oliveira e Juçara Marçal

Itaú Cultural recebe no dia 31 de março (domingo), às 15h, o ator Jé Oliveira e a cantora e atriz Juçara Marçal, protagonistas do espetáculo Gota d'água {preta}

  • Data: 27/03/2019 10:03
  • Alterado: 27/03/2019 10:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
27º Encontro com o Espectador com Jé Oliveira e Juçara Marçal

Crédito:Evandro Macedo

Você está em:

No dia 31 de março (domingo), das 15h às 17h, o Itaú Cultural recebe o ator fundador do Coletivo Negro e diretor da peça Gota d’água {preta} Jé Oliveira e a cantora vocalista do grupo Meta Metá e atriz Juçara Marçal, ambos protagonistas do espetáculo, para o 27º Encontro com Espectador, o primeiro de 2019. Os dois convidados desta atividade realizada pelo instituto mensalmente em parceria com o site Teatrojornal – Leituras de Cena, conversam com o público sob a mediação do crítico de teatro Valmir Santos. O tema é a nova montagem do texto escrito há 44 anos por Chico Buarque e Paulo Pontes, que, na atualidade vem com elenco majoritariamente negro realçando a realidade negra que perpassa a narrativa.

A peça estreou em 8 de fevereiro no Itaú Cultural, onde permaneceu em curta temporada. Um mês depois, voltou ao palco, dessa vez do Centro Cultural São Paulo onde está em cartaz até o dia 24. Em maio, Gota d’água {preta} será apresentada no Auditório Ibirapuera.

Na trama, Joana é uma mulher madura, sofrida, moradora de um conjunto habitacional. Jasão, seu ex-marido, é um jovem vigoroso, sambista que desponta para um suspeito sucesso com a composição da canção que dá nome à peça. Agora ele é noivo de Alma, filha de Creonte, corruptor por excelência e detentor do poder econômico e das casas da Vila do Meio-dia, local onde antes morou com Joana e os filhos. Se em Medeia, a tragédia de Eurípedes na qual a peça foi inspirada, havia reis e feiticeiros, na encenação atual brasileira tem pobres e macumbeiros, além de um coro negro, em alusão ao grego.

Nesta adaptação, Jé Oliveira também mostra sua versatilidade ao transitar entre o Rap e a MPB. Em seu último trabalho, homenageou os Racionais MC’s com a peça-show Farinha com Açúcar que rodou o país por três anos. 

O Encontro com o Espectador é realizado todo último domingo do mês. Com a proposta de reunir críticos, artistas e o público em torno de um espetáculo em cartaz na cidade, a iniciativa vinha sendo realizada há aproximadamente dois anos pelo coletivo de críticos do Teatrojornal, a partir do desejo de intensificar a mediação entre arte e público. Desde o ano passado, a ação passou a ter como endereço o Itaú Cultural, na Avenida Paulista.

Perfil dos convidados

Jé Oliveira é ator, dramaturgo e diretor focado em pesquisas cênico-poético-raciais. Cofundador do Coletivo Negro (2007), é formado pela Escola Livre de Teatro de Santo André, onde atualmente faz parte do corpo de mestres da instituição e responde pelo ensino e confecção de dramaturgias. Modalidade que também leciona no Sesi Curitiba. Graduando em Ciências Sociais na USP, curso em que também prioriza estudos em torno da presença do negro no teatro paulistano contemporâneo. Entre os textos encenados, estão Taiô (2013), indicado ao Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro na categoria melhor espetáculo de rua, e Farinha com açúcar ou Sobre a sustança de meninos e homens (2016), contemplado no 6º Prêmio Questão de Crítica, no Rio de Janeiro. Dirigiu shows de Salloma Salomão e de Marília Calderón e Walter Garcia, ambos em 2016. Colaborou com os grupos paulistanos Ponto de Fiandeiras, Cia. dos Inventivos, Cia. do Miolo e Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, além do projeto Rolezinho, em Belo Horizonte.

Juçara Marçal é cantora, pesquisadora musical, compositora e professora e faz a sua primeira atuação no teatro em Gota D’Água {Preta}. Antes de dedicar-se à música, estudou jornalismo e letras na Universidade de São Paulo (USP), na década de 1980. Cantou em corais amadores até integrar, profissionalmente, o coro cênico da Companhia Coral (1990-1992), regida por Samuel Kerr. Em paralelo, ingressou no quinteto vocal feminino Vésper, em 1991, voltado à interpretação de música brasileira a cappella. Em 1998, somou talento ao grupo A Barca, que pesquisa a cultura popular brasileira com base nas ideias de Mário de Andrade. Na década de 2000, investigou a cultura afro-brasileira com o compositor e guitarrista Kiko Dinucci. Juntos, gravaram o disco Padê (2007) e, aliados ao saxofonista Thiago França, formaram o trio Metá Metá, que gravou três álbuns e fez turnê pela Europa. Em 2014, lançou o primeiro disco solo, Encarnado (2014), vencedor do Prêmio Multishow na categoria música compartilhada. Em 2015, gravou com Cadu Tenório o álbum Anganga, baseado no vissungo, canto sagrado dos descendentes de escravos nas lavras de diamantes no interior de Minas Gerais, no início do século XX.

Mediador:

Valmir Santos é jornalista e crítico. Idealizador e editor do site Teatrojornal – Leituras de Cena (2010). Repórter desde 1992, em publicações como Folha de S.Paulo, Valor Econômico, Bravo! e O Diário, de Mogi das Cruzes. Autor do texto de Atos de existência: 30 anos do Núcleo de Artes Cênicas do Sesi-SP (2017) e da análise histórica do livro de fotografia O Tapa no Arena: repertório em imagens (Edições Sesc, 2015). Colaborador em curadorias ou consultorias de mostras ou festivais. Mestre em artes cênicas pela USP. Membro da Associação Internacional de Críticos de Teatro (AICT-IAC). Ator amador na fundação do Grupo Pombas Urbanas (1989), em São Miguel Paulista, bairro onde nasce, décimo de doze filhos de migrantes baianos.

Sobre o Teatrojornal

Site de crítica teatral criado em 2010 e empenhado na difusão e análise da cena contemporânea. Seu nome evoca o Teatro Jornal, técnica que estimula o cidadão a elaborar cenas a partir do noticiário, batizado pelo diretor e dramaturgo Augusto Boal (1931-2009), teórico do Teatro do Oprimido. Essa lembrança traduz nosso desejo de valorização da crítica jornalística, definida como aquela que não abre mão do rigor, mas busca dialogar com um amplo círculo de leitores. A equipe editorial é formada por Beth Néspoli, Maria Eugênia de Menezes e Valmir Santos, seu criador.

SERVIÇO:

27º Encontro com o Espectador com Jé Oliveira e Juçara Marçal

Medição de Valmir Santos

Sobre Gota D’Água {Preta}

31 de março (domingo), das 15h às 17h

No Itaú Cultural, Sala Vermelha

Duração: 120 minutos

Classificação Indicativa: Livre

Interpretação em Libras

Entrada gratuita

Distribuição de ingressos:

Público preferencial: 1 hora antes do espetáculo (com direito a um acompanhante)

Público não preferencial: 1 hora antes do espetáculo (um ingresso por pessoa)

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô

Compartilhar:
1
Crédito:Evandro Macedo
1
Crédito:Evandro Macedo
1
Crédito:Evandro Macedo

  • Data: 27/03/2019 10:03
  • Alterado:27/03/2019 10:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados