Ciclone provoca ventania no Sul

A animação das imagens de satélite (GOES-16) desta quinta-feira à tarde, indica a presença do ciclone extratropical atuando no oceano, ao largo do litoral sul do Rio Grande do Sul e do Uruguai, cerca de 500km do continente. Esse sistema avança para alto-mar na direção leste/sudeste. O vento soprou forte no Rio Grande do Sul […]

  • Data: 05/02/2021 10:02
  • Alterado: 05/02/2021 10:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: Climatempo
Ciclone provoca ventania no Sul

Ciclone provoca ventania no Sul

Crédito:Climatempo

Você está em:

A animação das imagens de satélite (GOES-16) desta quinta-feira à tarde, indica a presença do ciclone extratropical atuando no oceano, ao largo do litoral sul do Rio Grande do Sul e do Uruguai, cerca de 500km do continente.

Esse sistema avança para alto-mar na direção leste/sudeste. O vento soprou forte no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com registro de rajadas acima de 50km/h em várias localidades.

Em Bom Jardim da Serra as rajadas chegaram a 113kn/h e Santa Vitória do Palmar/RS, foram registradas rajadas entre 80 e 90km/h. O vento nesta noite ainda sopra moderado a forte no leste da Região Sul do Brasil.

São Paulo, incluindo o litoral paulista e a Grande São Paulo.

A denominação de “ciclone bomba” é dada quando um sistema apresenta intensa queda de pressão, maior ou igual a 24hPa em 24 horas. Independentemente da denominação do sistema meteorológico, esse é um ciclone muito forte que ainda leva perigo para o Sul do Brasil.

Aviso de vento forte

A presença do ciclone ao largo da costa do Rio Grande do Sul provoca vento forte entre a quinta-feira e a sexta-feira, dias 4 e 5 de fevereiro. No sul, no leste e nordeste do Rio Grande do Sul, assim como no sul de Santa Catarina, as rajadas de vento ainda são intensas entre 80 e 100km/h. No interior gaúcho e catarinense e no sul e leste do Paraná há previsão de rajadas de 50 a 70km/h.

A partir de sábado, já com o ciclone extratropical afastado da costa e enfraquecido, a previsão é de que o vento diminui de intensidade no Sul.

Atenção para chuva forte

Além das fortes rajadas de vento, o ciclone extratropical ainda provoca chuva forte nesta quinta-feira (4). A chuva volumosa é esperada para o sul e leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Alerta de mar agitado e ressaca

O ciclone extratropical ao largo da costa do Rio Grande do Sul provoca vento forte sobre o oceano. O vento soprando intenso e persistente sobre o mar forma as ondas que deixam o mar agitado a partir desta quinta-feira nas praias do Sul.

O mapa abaixo mostra a ondulação do mar é de sul e a altura das ondas hoje (04/02) à noite chega a 4 metros nas praias gaúchas e no litoral sul catarinense.

Na sexta-feira (5), o mar fica ainda mais agitado nas praias do Rio Grande do Sul e do sul de Santa Catarina com altura das ondas por volta de 4 metros, com séries maiores. Há previsão de ressaca. A ondulação do mar ainda é de sul.

Nas demais áreas litorâneas de Santa Catarina as ondas chegam a 3 metros de altura, com ondulação de sul.

Mar agitado também no litoral do Paraná na sexta-feira (06), com ondas chegando a 2 metros e meio e ondulação de sul/sudeste.

No sábado, apesar da diminuição da altura das ondas, o mar permanece bem agitado, ainda com previsão de ressaca em todo o litoral da região Sul do Brasil.

Compartilhar:
1
Crédito:Climatempo
1
Crédito:Climatempo Ciclone provoca ventania no Sul

  • Data: 05/02/2021 10:02
  • Alterado:05/02/2021 10:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: Climatempo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados