Governo investe R$ 60 mi para construção do primeiro Colégio Militar de SP

Deputada Leticia Aguiar apresentou projeto de lei para criar Colégios Públicos Militares na rede estadual de ensino

  • Data: 31/01/2020 09:01
  • Alterado: 31/01/2020 09:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: assessoria
Governo investe R$ 60 mi para construção do primeiro Colégio Militar de SP

Professores do CMSP posam para foto com o Ministro da Defesa na sede do CPOR – em Santana

Crédito:divulgação

Você está em:

Governo do Presidente Jair Bolsonaro aprovou verba no orçamento da União para construção, ainda este ano, do primeiro Colégio Militar de São Paulo (CMSP) no terreno do Campo de Marte na capital paulista. Já na próxima segunda-feira (3) será lançada a pedra fundamental do empreendimento.

O Colégio Militar de São Paulo, instituição de ensino administrada pelo Exército Brasileiro, dá prioridade para matrícula de filhos de militares das Forças Armadas. O CMSP não tem nenhuma relação com o projeto de Escolas Cívico-Militares (PECIM) que o Ministério da Educação (MEC) lançou este ano e que prevê convênios com escolas estaduais já existentes.

A deputada estadual Leticia Aguiar (PSL-SP), é incentivadora dos Colégios Públicos Militares e apresentou o projeto de lei 295/19, que autoriza a criação de Colégios Públicos Militares na rede estadual de ensino e recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa de São Paulo. Antes de chegar ao plenário para votação final, a propositura será analisada ainda pelas Comissões Permanentes de: Educação e Cultura; e Finanças, Orçamento e Planejamento.

Para Leticia Aguiar a aprovação na Comissão abre caminho para que o projeto siga tramitando na Alesp. “Hoje avançamos mais um passo para melhorar a educação no Estado de São Paulo. Vamos seguir acompanhando a tramitação do projeto e trabalhando para que vire lei o quanto antes”, disse.

Pedra Fundamental e início das aulas do CMSP

A Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) patrocinou o projeto arquitetônico do colégio militar paulista. A implantação da escola, a 14ª no país, é prioridade de Jair Bolsonaro, o centro estudantil será construído na zona norte da capital, e deverá abrir suas portas em 2023.

Antes disso, porém, as aulas da primeira turma de alunos do sexto ano do ensino fundamental do CMSP têm início também na próxima segunda-feira (3), funcionando provisoriamente no CPOR (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de SP), em Santana, também na zona norte.

No país, as cidades de Salvador (BA), Belém (PA), Recife (PE), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Juiz de Fora (MG), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e Santa Maria (RS) já possuem colégios militares.

Compartilhar:
1
Crédito:divulgação
1
Crédito:divulgação Professores do CMSP posam para foto com o Ministro da Defesa na sede do CPOR – em Santana

  • Data: 31/01/2020 09:01
  • Alterado:31/01/2020 09:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: assessoria









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados