Em 2019, Ribeirão Pires descentralizou atendimentos sociais

Por meio do Cidadania Móvel, assistentes foram aos bairros prestar orientações e realizar serviços no setor

  • Data: 03/01/2020 10:01
  • Alterado: 03/01/2020 10:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP
Em 2019, Ribeirão Pires descentralizou atendimentos sociais

Crédito:Mariana Rodrigues

Você está em:

A área social de Ribeirão Pires teve o ano de 2019 marcado pelo fortalecimento do alcance de projetos e serviços. Um dos principais destaques, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC), a Prefeitura descentralizou o atendimento aos moradores por meio de trabalho inédito com o Cidadania Móvel.

Em uma unidade itinerante – um Sprinter Mercedes-Benz adquirido e equipado pelo município com recursos do Governo Federal, assistentes sociais realizaram orientações, atualizações cadastrais e novos cadastros de pessoas em programas sociais, entre os quais o Bolsa Família. Foram atendidos, de maio a dezembro do último ano, 1.200 moradores.

O equipamento itinerante da SASC teve por objetivo levar a moradores de bairros mais distantes os atendimentos oferecidos pelos CRAS – Centros de Referência de Assistência Social e CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, além de palestras e encaminhamentos a diversos serviços municipais.

“A aquisição desse equipamento pela atual gestão nos deu uma importante ferramenta de política pública. Em seu primeiro ano de funcionamento, aproximamos a equipe técnica da Assistência Social e a população. Agora, em 2020, daremos continuidade ao serviço. Agradeço a todos os colaboradores e profissionais que trabalharam com tanto carinho e dedicação junto aos moradores”, afirmou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Elza Iwasaki.

O Cidadania Móvel foi entregue pela Prefeitura em março de 2019 e percorreu mais de 35 regiões da cidade até o final do último ano.

Terceira Idade – Munícipes também foram contemplados com expansão de cursos culturais e esportivos. Em parceria com o CRI – Centro de Referência do Idoso, a Prefeitura passou a oferecer em 2019 cursos à melhor idade nas unidades do CRAS – Jardim Caçula, Ouro Fino e Quarta Divisão.

Dentre as opções estão aulas de alongamento, dança e artesanato (Patch Aplique) e o “Conectando a Melhor Idade” – aulas sobre uso de celular e redes sociais. São atendidos cerca de 100 moradores com idades acima de 60 anos.

Eleição do Conselho Tutelar – Uma das inovações promovidas pela SASC em 2019 foi a descentralização dos locais de votação para as eleições de escolha dos novos membros do Conselho Tutelar, realizada em todo País no dia 6 de outubro.

A Comissão Especial Eleitoral designada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) deliberou pela adesão às normas do CONANDA – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que institui eleições unificadas em todo território nacional, e pela descentralização dos locais de votação, em estabelecimentos públicos de fácil acesso ao eleitor.

Ao todo, participaram do processo eleitoral 2.359 votantes, que escolheram cinco novos membros do Conselho Tutelar, com posse prevista para dia 10 de janeiro de 2020.

Outros Conselhos – Em 2019, a Prefeitura promoveu a regularização, eleição e posse de novos membros dos conselhos de direitos – da Criança e do Adolescente, do Idoso e de Assistência Social.

Fortalecimento da Assistência Social – Em março desse ano, a Prefeitura firmou convênio para o repasse de R$ 316 mil do Fundo Estadual de Assistência Social para o Fundo Municipal de Assistência Social. O recurso repassado pelo Fundo Estadual é destinado ao co-financiamento do Programa de Proteção Social Básica e Proteção Social de Média Complexidade.

Ribeirão Pires também deu continuidade à campanha “Declaração”, em que contribuintes podem realizar a destinação de parte do Imposto de Renda ao CNPJ do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Ribeirão Pires.

Proteção à Mulher – Em 2019, a Prefeitura de Ribeirão Pires promoveu importantes avanços no atendimento às moradoras. No mês de março, a cidade ganhou a Coordenadoria da Mulher – equipamento do CREAS para o acolhimento e encaminhamentos por equipe especializada. A Prefeitura também estabeleceu novo Fluxo de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência.

As ações promovem o fortalecimento de políticas públicas municipais de combate à violência contra a mulher.  Durante o último ano, equipes multidisplinares da Prefeitura foram capacitadas para humanização e melhoria do acolhimento das vítimas, dentro dos serviços integrantes do Fluxo.

A cidade também ganhou, em 2019, Centro de Referência à Saúde da Mulher, implantado pela Prefeitura dentro do Hospital e Maternidade São Lucas, unidade da rede municipal.

Compartilhar:
1
Crédito:Mariana Rodrigues 21.10.19 Projeto CRI nos bairros no CRAS de Ouro Fino FOTOS João Damásio
1
Crédito:Mariana Rodrigues
1
Crédito:Mariana Rodrigues

  • Data: 03/01/2020 10:01
  • Alterado:03/01/2020 10:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMETRP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados