Houve uma vez um inverno

Salão de Detroit 2019 abre as portas até o dia 27 de janeiro e tenta se reinventar para não desaparecer

  • Data: 16/01/2019 15:01
  • Alterado: 13/08/2023 08:08
  • Autor: Daniel Dias
  • Fonte: Agência AutoMotrix
Houve uma vez um inverno

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O Salão de Detroit está passando por uma transição. Aberto ao público até o dia 27 de janeiro, o Naias (North American International Auto Show) está sendo realizado no inverno nos Estados Unidos pela última vez. A partir de 2020, a mostra na Capital Mundial do Automóvel ocorrerá em julho, em pleno verão norte-americano. Nos últimos anos, os grandes salões estão se esvaziando, devido especialmente a decisões das fabricantes em não querer dividir as atenções de seus lançamentos em um mesmo local. Por isso mesmo, os organizadores da mostra no Cobo Center resolveram mudar a data do evento e o seu formato. A aposta é utilizar mais a internet e as redes sociais paralelamente ao salão físico.

Neste seu último ano no sob a neve, o “motorshow” de Detroit não conta com as alemãs Mercedes-Benz, Audi e BMW, que resolveram não atravessar o Atlântico para divulgar seus produtos. Na contramão, porém, outra germânica, a Porsche, marca presença no Cobo Center com o 718 T, que virá para o Brasil, inclusive com uma versão com câmbio manual, entre o final deste ano e o início de 2020. Também estão na mostra norte-americana e com destino ao mercado brasileiro o Cadillac XT6, a nova geração do Toyota Supra baseada no BMW Z4 e o Lamborghini Huracan Evo. As três gigantes dos EUA com sede em Detroit – General Motors, Ford e Chrysler – não se economizaram e figuram no salão norte-americano como autênticas anfitriãs.

DESTAQUES DO NAIAS 2019

Porsche 718 T
Ao lado de Cayman e Boxter, o 718 T faz as honras da casa no estande da Porsche em Detroit. O modelo inspirado no lendário 911 T de 1968 é equipado com motor 2.0 turbo de 300 cavalos, associado ao câmbio manual ou à transmissão de dupla embreagem PDK. De acordo com a marca alemã, o 718 T acelera de zero a 100 km/h em apenas 4,7 segundos e pode chegar à velocidade de 275 km/h. O esportivo na versão com câmbio manual traz de série itens como rodas de 20 polegadas, bancos tipo competição com dois ajustes de posição, logotipo 718 nos apoios de cabeça e cobertura cinza dos retrovisores externos.

Cadillac EV elétrico
A Cadillac aproveita o Salão de Detroit para mostrar seu primeiro modelo 100% elétrico, que utiliza a nova plataforma modular para futuros modelos “verdes” da General Motors, a BEV3. O conceito apresentado pela Cadillac deverá se tornar veículo de produção em 2022, com uma autonomia em torno de 500 quilômetros. A marca de carros premium da GM não revelou informações sobre a mecânica do SUV elétrico nem os dados de desempenho. “O novo EV prevê o coração de um crossover que pode se adequar a diversos mercados ao redor do mundo”, afirmou Steve Carlisle, presidente da Cadillac.

Ram 3.500 Heavy Duty
A 3.500 Heavy Duty é a Ram mais potente da história da grande picape norte-americana, com capacidade de carga de 3,5 mil quilos e de rebocar até 16 toneladas. Equipada com motor 6.7 turbodiesel de seis cilindros, a Ram 3.500 Heavy Duty tem 400 cavalos de potência a 2.800 rotações por minuto e absurdos 138 kgfm de torque a 1.800 rpm. O conjunto mecânico é acoplado ao câmbio automático Aisin AS69RC de 6 velocidades. A transmissão foi projetada especialmente para poder lidar com o torque colossal do motor turbodiesel. 

Lexus RC F Track Edition
A edição especial do RC F alia o desempenho esportivo do cupê ao luxo característico da Lexus. O carro é equipado com motor 5.0 V8 de 472 cavalos de potência e 53 kgfm de torque, acoplado à transmissão automática de 8 velocidades. Considerada pela Lexus mais do que uma série especial, a Track Edition tem um conjunto de atualizações projetadas com exclusividade para a configuração para levar o desempenho para o nível de competição. Desenvolvido com informações das equipes de corridas da Lexus nas séries Super GT e IMSA, o RC F Track Edition foi projetado para oferecer uma performance adequada para os aficionados pela velocidade.

Toyota Supra
A Toyota apresenta no Salão de Detroit a nova versão do Supra, previsto para chegar ao mercado japonês no primeiro trimestre e ao brasileiro no segundo semestre deste ano. O Supra é o primeiro modelo mundial da série de carros esportivos GR da Toyota Gazoo Racing, que desenvolve veículos de rua a partir de sua experiência no automobilismo desde 2007, quando estreou nas 24 Horas de Nürburgring. O novo Supra tem as opções de motores 3.0 turbo de seis cilindros com 340 cavalos de potência e 51 kgfm de torque e um 2.0 turbo de quatro cilindros em duas configurações, com 197 cavalos e 40,8 kgfm de torque ou com 258 cavalos e 32,6 kgfm de torque.

Nissan IMs
A Nissan ousa e propõe em Detroit um novo tipo de carro com o conceito IMs, que seria um segmento misto de SUV com sedã. O veículo com aparência futurista tem dois motores elétricos – um em cada eixo – com potência total de 489 cavalos e 81,5 kgfm de torque. A bateria é de 115 kWh e a autonomia anunciada, de 612 quilômetros. O IMs pode ser utilizado normalmente, com o motorista assumindo o comando, ou no modo totalmente autônomo, segundo informações da Nissan.

Volkswagen Passat 2020
Destinado para o mercado norte-americano, o Passat 2020 foi revelado pela Volkswagen no Salão de Detroit. O modelo, diferente do europeu, vendido no Brasil, tem design externo e interior completamente repaginados. O “Passat ianque”, produzido em Chattanooga, Tennessee, continua sendo montado sobre a plataforma de seu irmão europeu e mantém o motor 2.0 TSI (turbo) de 176 cavalos e a transmissão automática de 6 velocidades. Visualmente, o Passat 2020 se aproxima do estilo do novo Jetta.

Ford Mustang Shelby GT 500 e ExplorerÂncora
Uma das anfitriãs do Salão de Detroit, a Ford destaca no evento a nova geração do Mustang Shelby GT 500, a mais potente da história do lendário cupê, e o novo SUV Explorer. O “muscle car” traz um motor 5.2 V8 sobrealimentado de nada menos que 700 cavalos de potência, capaz de levar o veículo de zero a 100 km/h em apenas 3,5 segundos. Já a sexta geração do Explorer tem tração traseira (a integral é opcional) e rende até 365 cavalos na versão com motor V6 EcoBoost (turbo).

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