Escola Municipal Sebastião Vayego é campeã do I Festival de Queimada
Competição promovida Prefeitura de Ribeirão Pires reuniu cerca de 110 estudantes da rede municipal
- Data: 29/08/2019 16:08
- Alterado: 29/08/2019 16:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
I Festival de Queimada
Crédito:Mariana Rodrigues
A Escola Municipal Sebastião Vayego de Carvalho, de Ouro Fino, sagrou-se campeã do I Festival de Queimada da rede municipal de ensino de Ribeirão Pires. A grande final foi disputada nessa quinta-feira, dia 29, com a turma da E.M Yoshihiko Narita, do Santa Luzia. Os jogos aconteceram na Tenda Multicultural do Complexo Ayrton Senna.
Com o objetivo de incentivar a interação entre os alunos e proporcionar aos estudantes a prática esportiva, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, promoveu durante essa semana o evento esportivo educacional. A ação, organizada pela Coordenadoria Pedagógica do município, envolveu nove escolas e cerca de 110 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. O terceiro lugar foi conquistado pela escola E.M. Manoel Baptista da Silva, do Jardim Esperança.
Os competidores dos 1º, 2º e 3º lugares receberam medalhas, entregues pela secretária de Educação, Flávia Banwart, e pelo secretário de Esportes, Iuquio Ywasaki.
Na abertura dos jogos, foi promovida a apresentação das alunas de Ginástica Rítmica da Secretaria de Esportes e os músicos Zé Nilton e Carol Queroga animaram o Festival. Os alunos contaram com o apoio e a torcida de amigos, professores e familiares.
Um dos aluno vencedores, Gustavo Augusto Moraes, de 11 anos, da Escola Sebastião Vayego de Carvalho, comemorou orgulhoso a vitória da sua turma. “Foi muito emocionante a competição. É muito legal essa oportunidade de praticamos atividades fora da sala de aula”, disse.
Para a coordenadora educacional de Educação Física, Michelle Bressane, uma das responsáveis pela organização do evento, o Festival atingiu o objetivo. “Foi uma semana em que os alunos puderam sair do ambiente escolar para praticar uma atividade divertida. Além da integração com estudantes de diferentes regiões da cidade, o Festival proporcionou amplo aprendizado”, explicou.
A secretária de Educação, Flávia Banwart, frisou que o Festival de Queimada deverá acontecer anualmente. “Foi uma experiência muito positiva para os gestores, alunos e toda a comunidade escolar, já que todos vivenciaram valores como solidariedade, cooperação, integridade, união e criatividade”, ressaltou a secretária.
A queimada é um jogo esportivo muito usado como brincadeira infantil. O material utilizado é uma bola de borracha, de tamanho médio. O local do jogo é um terreno plano, de forma retangular. As regras são simples e o objetivo é eliminar a equipe oposta.