Escola municipal de São Caetano e UBS realizam ação educativa
No dia 27/11, a escola municipal e a unidade básica realizaram mais uma ação em conjunto, por meio do Programa Saúde na Escola
- Data: 09/12/2019 15:12
- Alterado: 09/12/2019 15:12
- Autor: Suzel Tunes
- Fonte: PMSCS
Atividade física na EMEI Falzarano
Crédito:Pacheco/PMSCS
A EMEI Francisco Falzarano e a UBS Dr. Ângelo Antenor Zambom transformaram a proximidade em oportunidade. Vizinhas na Rua Vanda, Bairro Boa Vista, os dois equipamentos públicos têm uma longa história de parceria, que reverte em saúde e educação para pais e alunos.
No dia 27/11, a escola municipal e a unidade básica realizaram mais uma ação em conjunto, por meio do Programa Saúde na Escola. Participaram 12 profissionais de Saúde, entre funcionários da UBS e residentes da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), que deu apoio ao projeto, desenvolvendo atividades lúdicas e pedagógicas com 225 crianças de 3 a 5 anos.
Uma das atividades foi a produção de um brigadeiro utilizando apenas banana nanica e cacau. “O objetivo foi mostrar para as crianças que alimentos saudáveis também podem ser gostosos”, diz a nutricionista Natália Andrade Alves, da FMABC. A nutricionista levou a massa pronta e os pequenos só tiveram o divertido trabalho de modelar os brigadeiros (depois de lavar as mãozinhas) e apreciar o doce.
A turma foi dividida em dois grupos: enquanto um grupo fazia o brigadeiro de banana com a nutricionista, outro grupo trabalhava com massinha de modelar, sob a orientação da terapeuta ocupacional. “Estamos aqui trabalhando as habilidades manuais, diretamente ligadas ao desenvolvimento motor e cognitivo”, explicou a residente em Terapia Ocupacional da FMABC Letícia Zagatti Pedro.
Ao final dessas atividades, os dois grupos se uniram, sob a coordenação da fisioterapeuta Mirian Guerreiro Campos, residente da FMABC, para uma atividade física. “Por meio de brincadeiras, música e dança, as crianças trabalharam a percepção do próprio corpo, equilíbrio, coordenação motora e raciocínio”, destaca a fisioterapeuta.
Segundo a enfermeira Priscila Ramos de Lima, que coordenou a ação, pelo menos uma vez por mês ocorre uma atividade educativa na escola, com a participação de profissionais da UBS. Temas importantes, como prevenção à dengue e à violência doméstica, são transmitidos de forma leve e lúdica, mas não menos eficiente. “As crianças são multiplicadoras de informação. Tudo o que elas aprendem na escola levam para a família”, salientou a diretora da escola Evanise Juarez.