Campanha traz atletas e ex-atletas do basquete em luta pela igualdade no esporte
Vídeo do movimento é divulgado hoje (26), no Dia da Igualdade Feminina
- Data: 26/08/2020 18:08
- Alterado: 26/08/2020 18:08
- Autor: Redação
- Fonte: ABCdoABC
Crédito:Reprodução/Instagram
Dia 26 de agosto é comemorado o Dia Internacional da Igualdade Feminina e, aproveitando a data, as atletas e ex-atletas do basquete lançaram a campanha Levante a Bola Delas, pela igualdade das condições expostas a mulheres e homens no esporte.
A ideia surgiu a partir de uma entrevista dada pela jogadora Érika, falando sobre a falta de investimentos e patrocínios, expondo as desigualdades de tratamento em suas redes sociais. Foi a fagulha necessária para acender o fogo no interior das outras atletas, que trouxeram à tona suas insatisfações, e daí começou o movimento.
O vídeo publicado traz destaques atuais da modalidade: Gil Justino, Tainá Paixão, Raphaela Monteiro e a própria Érika, e figuras que fizeram história no esporte, Magic Paula, Hortência e Janeth. Também tem a participação de um homem, Vitor Benite, jogador da seleção masculina.
O vídeo começa com um questionamento simples: “Por que meus títulos, minhas conquistas em clubes e seleção, não têm o mesmo valor? Só por que sou mulher?”, e explica, “não queremos tirar o que é dos homens, queremos que esse jogo seja igual”. O único homem do vídeo, então, entra em cena para endossar o que foi dito: “esse é o único jogo de basquete que precisa terminar empatado, e a luta tem que ser de todos”, mostrando que as mulheres precisam do apoio de todos para conquistar seus direitos. “Porque nos últimos 30 anos foram as mulheres que mais conquistas trouxeram para o Brasil”. E termina com a frase: “é só disso que o basquete feminino precisa, apoio”.
Vamos apoiar as meninas do Brasil, dar o valor necessário a elas não só no basquete, como em todos os esportes e todas as outras profissões, #valorizaasminas.
Veja o vídeo completo da campanha aqui.