Aulas remotas seguem desafiando escolas e educadores
Probabilidade de aulas presenciais voltarem no início do ano que vem são baixas
- Data: 22/11/2020 17:11
- Alterado: 22/11/2020 17:11
- Autor: Redação
- Fonte: Sistema Piaget
Crédito:Divulgação
Diante da indefinição sobre a volta das aulas presenciais, além da baixa probabilidade de que toda a população seja vacinada até fevereiro, é quase certo que as escolas deverão continuar oferecendo a possibilidade de ensino a distância para seus alunos no início do próximo ano letivo.
Assim, os desafios das aulas remotas, vividos por escolas e educadores durante o ano 2020, devem persistir. Contudo, espera-se que, a partir da experiência adquirida ao longo do ano, as escolas comecem 2021 mais preparadas para o ensino a distância, diminuindo as falhas técnicas e as perdas pedagógicas.
As principais dificuldades das escolas com as aulas on-line
Os desafios relatados por estudantes, educadores e famílias ao longo dos últimos meses foram os mais diversos, indo desde problemas técnicos, até falta de familiaridade com as ferramentas para realização das aulas remotas.
Para minimizar estes problemas, Ligia Cavalaro, Diretora do Sistema Piaget que oferece suporte pedagógico a mais de 200 escolas pelo Brasil, diz que o caminho é a aproximação e a ampliação do diálogo entre os grupos que compõem a comunidade escolar, do sistema de ensino até as famílias, passando por gestores, professores e estudantes.
“Desde o início da pandemia, ampliamos nosso suporte, nos aproximando ainda mais das escolas conveniadas, oferecendo assistência para a transmissão das aulas on-line, com uma plataforma profissional e de fácil utilização. O que tem feito a diferença é este suporte que ajuda a aproximar todos os grupos que compõem a comunidade escolar”, comenta Ligia.
Legado deste período pode ser positivo para a educação brasileira
Para Ligia, o ano de 2020 pode deixar um legado positivo nas escolas. “Apesar das dificuldades, percebemos que este momento tem feito com que muitas escolas finalmente se apropriem das ferramentas tecnológicas disponíveis para a educação. Esta já era uma tendência e agora precisou ser acelerada com a pandemia. Em um futuro próximo, os profissionais da educação estarão muito mais familiarizados com essas ferramentas e poderão incorporar a tecnologia de maneira mais natural, até mesmo nas aulas presenciais.”, conclui.