Simpósio do CPS e CNPq debate a ciência e tecnologia no pós pandemia
Evento online apresenta trabalhos de Fatecs de todo estado; palestra de abertura debate a pesquisa científica e tecnológica no pós-pandemia
- Data: 13/11/2020 13:11
- Alterado: 13/11/2020 13:11
- Autor: Redação
- Fonte: CPS
Simpósio do CPS e CNPq transmitido pela plataforma Teams poderá ser visto posteriormente por meio de vídeo no YouTube
Crédito:Divulgação
Com o objetivo de apresentar a produção acadêmica dos estudantes das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) e debater os novos desafios da ciência, acontece nesta sexta-feira (13) o Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica. O evento é realizado pelo Centro Paula Souza (CPS) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e será transmitido pela plataforma Teams. As apresentações serão gravadas e ficarão disponíveis após o evento no canal da Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu) no YouTube.
Os trabalhos apresentados são de alunos dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) do CNPq de Fatecs de todo o estado.
Os projetos foram desenvolvidos nas áreas de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Biológicas, da Saúde e Agrárias; e Ciências Sociais Aplicadas e Humanas. A programação completa pode ser conferida no site da Cesu.
Ciência no pós pandemia
O painel de abertura do Simpósio sobre Novas Perspectivas para Pesquisa Científica e Tecnológica Pós-Pandemia será conduzido pelo coordenador da (Cesu), Rafael Ferreira Alves, e pelos professores Cristina de Carvalho Ares (Fatec Pindamonhangaba), Niklaus Wetter (USP), Carlos Frajuca (IFSP) e Eduardo Barbosa (Fatec São Paulo).
“Neste momento em que o país depende ainda mais da ciência para superar a pandemia causada pela Covid-19, eventos de iniciação científica e tecnológica são fundamentais para estimular o interesse pela pesquisa”, afirma Alves. Ainda segundo ele, o evento aborda temas como perspectivas frente ao cenário atual, metodologias e ferramentas tecnológicas que viabilizem a pesquisa, apesar do isolamento social.