Jornalista Luís Artur Nogueira comenta a economia do Brasil e do mundo na FEDigital

Evento acontece de forma online e gratuita até a quinta-feira (26)

  • Data: 26/11/2020 10:11
  • Alterado: 26/11/2020 10:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sebrae-SP
Jornalista Luís Artur Nogueira comenta a economia do Brasil e do mundo na FEDigital

Crédito:

Você está em:

Um dos destaques do terceiro dia da Feira do Empreendedor 2020 foi a palestra do jornalista e economista Luís Artur Nogueira. O especialista comandou uma apresentação sobre as tendências do cenário econômico e o futuro do setor financeiro. Luís trouxe uma apresentação interativa, comentando algumas mudanças que estão acontecendo na pandemia, como a oferta de uma vacina.

Ao analisar o cenário mundial, o jornalista pontuou quatro principais incertezas que podem afetar a balança econômica. Entre esses pontos estão uma segunda onda do coronavírus, a escalada dos protestos antirracismo, o conflito digital entre China e Estados Unidos e, por fim, a incerteza nas eleições americanas, mesmo com os resultados já definidos.

“O Brasil precisa ter uma política externa abrangente e inteligente. O País precisa querer fazer negócios com todos os países e blocos comerciais que são relevantes. O Brasil deveria dizer sim para a China, Estados Unidos, ao Mercosul e ao nosso vizinho, a Argentina“, opinou Luís ao citar as relações internacionais do Brasil. Em sua análise, Nogueira também previu que apesar da queda no PIB mundial em 2020, esse número deve subir cerca de 5% no próximo ano.

Ao comentar os impactos da pandemia na economia nacional, Luís destacou a alta do dólar, bem como a queda nas bolsas de valores, o fechamento de fábricas e do varejo e também a redução de salários. Para passar pelo momento da crise, o jornalista comenta que existe um desafio a ser enfrentado no País. “A partir do ano que vem há um enorme desafio, que é encerrar o auxílio emergencial e criar um programa de renda. O fato é que esse programa vai substituir o Bolsa Família. A ideia é evitar que a renda média do brasileiro despenque”, disse.

Ao final de sua apresentação, Luís Artur Nogueira elogiou o cenário das fintechs e o crescimento do cooperativismo, que gerou uma redução nos juros e aumento na oferta de crédito para os empreendedores brasileiros. Ele destacou que as oportunidades para as MPEs estão as tecnologias mais acessíveis, a disponibilidade de canais digitais e a possibilidades de estarem em multiplataformas.

“Sejam empreendedores que geram experiências inesquecíveis aos seus clientes. Os consumidores só vão sair de casa para visitar o seu negócio se for para terem um momento memorável. Inove e faça diferente dos seus concorrentes”, deixou a dica o economista.

A Feira do Empreendedor 2020

Além das palestras, a Feira do Empreendedor 2020 conta com mais de 70 atrações, incluindo exposição de virtual de empresas, bate-papos e oficinas. As inscrições podem ser feitas pelo site . A programação é 100% gratuita e ocorrerá até 26 de novembro, em ambiente online.

Compartilhar:

  • Data: 26/11/2020 10:11
  • Alterado:26/11/2020 10:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Sebrae-SP









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados