Theatro Municipal de São Paulo exibe O Anel sem Palavras
Concerto com os highlights instrumentais da tetrologia do Anel dos Nibelungos, de Richard Wagner, estará disponível no YouTube a partir desta sexta-feira, 21 de agosto
- Data: 20/08/2020 13:08
- Alterado: 20/08/2020 13:08
- Autor: Redação
- Fonte: Theatro Municipal de São Paulo
OSM em O Anel sem Palavras
Crédito:Bruno M. Viana
O Reserva Municipal desta sexta-feira, 21 de agosto, traz para o canal do Theatro no YouTube um concerto apresentado em dezembro de 2019, no palco do Theatro Municipal de São Paulo. Na ocasião, a Orquestra Sinfônica Municipal (OSM), sob a regência do seu maestro titular Roberto Minczuk, interpretou os primeiros e principais temas da tetralogia do Anel dos Nibelungos, como A Cavalgada das Valquírias e a Marcha Fúnebre de Siegfried. E na abertura do programa, o Concerto n° 2 para Piano e Orquestra, de Sergei Rachmaninoff, com a solista Olga Kern.
Uma apresentação que lotou a Sala de Espetáculos do Theatro Municipal e que agora pode ser vista e revista na internet, de graça e sem necessidade de cadastro. A transmissão no YouTube começa às 20h e o conteúdo ficará disponível até 13 de novembro para o público apreciar quando quiser. Mais um conteúdo de acervo, gravado pela equipe de audiovisual do Theatro, com acesso aberto a todos os públicos.
Logo na abertura do programa, OSM e a pianista russo-americana Olga Kern, vencedora do concurso Rachmaninoff International Piano Competition e indicada ao Grammy, interpretam a peça do russo Rachmaninoff, considerado um dos pianistas mais agraciados do século 20 e reconhecido pelas suas composições de extrema dificuldade para o instrumento.
E na segunda parte do concerto, a Orquestra Sinfônica Municipal executa os trechos instrumentais da obra orquestrada por Lorin Maazel, que reúne as passagens mais célebres das óperas do ciclo wagneriano, O Ouro do Reno, A Valquíria, Siegfried e O Crepúsculo dos Deuses, e que compõem a tetralogia do Anel dos Nibelungos. Uma peça sem cantores e com duração de 75 minutos. As mesmas óperas quando encenadas e cantadas, se somadas, totalizam 15 horas.