Transmissão de Covid-19 por assintomáticos parece ser rara, diz OMS
Segundo infectologista da OMS, dados de países com grande capacidade de testagem indicam que pessoas que não apresentam os sintomas da doença possuem pouco potencial infectológico
- Data: 09/06/2020 12:06
- Alterado: 09/06/2020 12:06
- Autor: Redação
- Fonte: Agência Brasil, CNN, OMS twitter, G1
Infectologista
Crédito:Reprodução
A fala da chefe do programa de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Maria van Kerkhove, no entanto, foi alvo de críticas de pesquisadores o que levou Maria a, horas depois, fazer ressalva sobre a diferença entre os assintomáticos e os pré-sintomáticos, pessoas já infectadas que vão desenvolver algum sintoma da doença.
A representante da OMS também ponderou que, em alguns casos, quando uma segunda análise dos supostos casos assintomáticas é feita, descobre-se que os pacientes tiveram, na verdade, leves sintomas da infecção.
Van Kerkhove deixou claro que há diferença entre assintomáticos (que adquirem o vírus, mas me nenhum momento manifestam a doença) e pré-sintomáticos (que ainda não desenvolveram sintomas da doença – que podem ser leves e difíceis de serem diferenciados de um resfriado -, mas antes mesmo disso podem infectar outras pessoas).
De acordo com a especialista, deve haver esforços dos governos para identificar e isolar pessoas que apresentam sintomas.
“Nós sabemos que existem pessoas que podem ser genuinamente assintomáticas e ter o PCR (teste realizado para detectar a presença do vírus no organismo) positivo. Esses indivíduos precisam ser analisados cuidadosamente para entender a transmissão. Há países que estão fazendo uma análise detalhada desses indivíduos, e eles não estão achando transmissão secundária. É muito rara,”, afirmou a médica ao ser questionada por jornalistas.
Ainda segundo Kerkhove, é necessário traçar todos os contatos que pessoas que desenvolveram a doença tiveram com outros indivíduos. A infectologista afirmou ainda que é necessário realizar mais estudos para chegar a uma resposta sobre todas as formas de transmissão do novo coronavírus.