Site do Itaú Cultural transmite programação do Festival Sem Barreiras

Entre 10 e 13 de dezembro (quinta-feira a domingo) o Itaú Cultural participa do Festival Sem Barreiras.

  • Data: 04/12/2020 11:12
  • Alterado: 04/12/2020 11:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
Site do Itaú Cultural transmite programação do Festival Sem Barreiras

Crédito:Divulgação

Você está em:

O projeto da Prefeitura de São Paulo, criado em 2019 pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), em parceria com a Secretaria de Cultura (SMC), tem apoio e participação de instituições culturais de toda a cidade. O objetivo é divulgar o trabalho realizado por artistas com deficiência, trazendo reconhecimento e visibilidade para cada um nas mais diversas linguagens. A programação desenvolvida pelos Núcleos de Educação e Relacionamento, Produção e Infraestrutura da instituição, para esta parceria, é integralmente online. As mesas de conversa serão abertas nas redes sociais do Itaú Cultural, Facebook, Youtube e Linkedin, e ficarão gravadas para livre acesso por tempo inderminado. A programação artística estará disponível no site da organização www.itaucultural.org.br  até 15 dias depois da data de postagem.

A programação abre, no dia 10, às 17h, com a mesa Arte, deficiência e interseccionalidade. Nela, os convidados falam sobre suas vidas e trabalhos artísticos tendo como fio condutor a relação desses dois campos. Estarão na conversa a performer e videoartista paulistana Estela Lapponi, a ativista e primeira mulher negra cadeirante a atuar no Theatro Municipal de São Paulo, Mona Rikumbi, e o ator e cineasta, Victor Di Marco.

No dia seguinte, as atividades seguem, com a mesa O papel do artista sem deficiência na luta anticapacitista, também às 17h, em que artistas, produtores e profissionais da cultura sem deficiência, mas que dedicam seu trabalho a esse público, conversam sobre como apoiar a causa. Participam dela o músico Dudé, a diretora e dramaturga Cíntia Alves, a coordenadora do curso de pós-graduação em tradução e interpretação Libras/português no Instituto Superior de Educação de São Paulo (Singularidades) Carol Fomin, e a ativista-artista da dança, pesquisadora, gestora de ações culturais e consultora em políticas culturais, Andrea Chiesorin. Na mesma data, às 20h Cabaré Drag apresenta ao público do festival Kitana Dreams e Lee Brandão, duas drag queens com deficiência e diferentes perfis, que fazem números de dublagem de músicas e apresentações sobre cultura LGBT.

No dia 12, às 17h, na mesa Dança e deficiência, a artista de dança, docente, pesquisadora e psicóloga com baixa visão, Renata Mara, a atriz, bailarina, jornalista e consultora de audiodescrição em conteúdos artísticos, Moira Braga, e o artista da dança, performance, escritor e professor da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Edu O., falam sobre corpos dissidentes, como o de pessoas com deficiência, e em como fica a relação entre essa expressão artística e esses corpos.

Às 20h desse dia, entra em cena o espetáculo solo de dança contemporânea, Canto dos Malditos, com Marcos Abranches Cia. de Dança. Ele aborda, como um desabafo, seus conflitos e questões sobre o homem e a sua inconsistência, sobre a precariedade das relações que nunca se completam.

Finalizando, no dia 13, às 17h, a apresentação artística N’Otro Corpo, com JP Lima, versa sobre o que constitui cada um sujeito de si mesmo e dos movimentos que desempenha. As cenas se combinam num entrelaçar das questões que o artista lança a partir de si e dispara como enfrentamento ao público. Às 20h, com apresentação da MC Lara Gomes, no Sarau Literário

serão lidos textos, poesia em Libras e HQ com narração e imagens. Dele, também participam

a estudante de letras português na Universidade de Brasília, escritora, palestrante motivacional e influenciadora digital com paralisia cerebral, ClarinhaMar, o pesquisador, artista e quadrinista transmasculino, Lino Arruda, a mulher negra, surda, feminista, artista e integrante da comissão do Slam das Mãos, Yanna Porcino, e a professora de Libras, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Estadual (UFRB), e líder do movimento de negros surdos do Brasil, Priscilla Leonnor.

SERVIÇO:

Festival Sem Barreiras

De 10 a 13 de dezembro (quinta-feira a domingo)

Apresentações artísticas: disponíveis no site do Itaú Cultural por 15 dias a partir da data de postagem

Mesas de conversa: abertas nas redes sociais do Itaú Cultural: Facebook, Youtube e Linkedin

No site do Itaú Cultural: www.itaucultural.org.br

10 de dezembro

Às 17h

Mesa: Arte, deficiência e interseccionalidade
Sinopse: Os convidados falam sobre suas vidas e trabalhos artísticos tendo como fio condutor a relação entre esses dois campos.
Com: Estela Lapponi (mediação), Mona Rikumbi e Victor Di Marco.

11 de dezembro

Às 17h

Mesa: O papel do artista sem deficiência na luta anticapacitista
Sinopse: Artistas, produtores e profissionais da cultura sem deficiência que dedicam seu trabalho a esse público conversam sobre como apoiar a causa.
Com: Dudé (mediação), Cíntia Alves, Carol Fomin e Andrea Chiesorin

Às 20h
Apresentação artística: 
Cabaré Drag
Sinopse: Pensado pela equipe de curadoria do Sem Barreiras 2020 do Itaú Cultural, duas drag queens com deficiência de diferentes perfis fazem números de dublagem de músicas e apresentações sobre cultura LGBT.
Com: Kitana Dreams e Lee Brandão

12 de dezembro

Às 17h

Mesa: Dança e deficiência
Sinopse: Dança é uma expressão artística voltada para o corpo. Pensadores da arte e da deficiência falam sobre corpos dissidentes, como o de pessoas com deficiência, e em como fica a relação entre essa expressão artística e esses corpos.
Com: Renata Mara (mediação), Moira Braga e Edu O.

Às 20h
Apresentação artística: 
Canto dos Malditos
Sinopse: Espetáculo solo de dança contemporânea que exacerba no corpo a solidão, o fracasso, a tristeza e a desesperança frente às atrocidades da vida. Abranches traz para a cena, como um desabafo, seus conflitos e questões sobre o homem e a sua inconsistência, sobre a precariedade das relações que nunca se completam, sobre o amor e o abandono, o canto de todos os malditos.
Com: Marcos Abranches Cia. de Dança

13 de dezembro

Às 17h
Apresentação artística:
 N’Otro Corpo
Sinopse: Um ensaio sobre as possibilidades do corpo. O que constitui cada um sujeito de si mesmo e dos movimentos que desempenha é um dos pontos abordados na construção da narrativa do espetáculo. As cenas se combinam num entrelaçar das questões que o artista lança a partir de si e dispara como enfrentamento ao público.
Com: JP Lima

Às 20h
Apresentação artística:
 Sarau Literário
Sinopse: Leitura de textos, poesia em Libras, HQ com narração e imagens. Essas serão as apresentações do Sarau Literário, apresentado pela MC Lara Gomes.
Com: Lara Gomes, ClarinhaMar, Lino Arruda, Yanna Porcino e Priscilla Leonnor

Compartilhar:

  • Data: 04/12/2020 11:12
  • Alterado:04/12/2020 11:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados