Stock Car começa a temporada com pista quente, rápida e exigente com os freios

43ª temporada da principal categoria do automobilismo brasileiro se inicia neste final de semana em Goiânia (GO), com 30 pilotos no grid e seis campeões

  • Data: 22/04/2021 13:04
  • Alterado: 22/04/2021 13:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Stock Car
Stock Car começa a temporada com pista quente, rápida e exigente com os freios

Stock Car 2020 - 10ª etapa - Goiânia - GO

Crédito:Vanderley Soares

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Os motores voltam a roncar e os pilotos, finalmente, retornam ao cockpit de seus Chevrolet Cruze e Toyota Corolla para acelerar e frear forte na primeira etapa do campeonato 2021 da Stock Car Pro Series. É a 43ª temporada da principal categoria do automobilismo brasileiro, que terá transmissão ao vivo pela Band, SporTV, pelo YouTube oficial da Stock Car e pelo canal AutoVideos no Twitch.

O novo formato de disputa coloca a primeira corrida, com largada às 15 horas, com 25 minutos de duração mais uma volta; a segunda largada acontece logo depois que o carro de segurança entrar na pista para reagrupar o grid e inverter os dez primeiros colocados para a segunda corrida, de 20 minutos mais uma volta.

Um formato que não permite descanso a pilotos, carros e peças, e um desafio a mais para os competidores. O traçado do Autódromo Internacional de Goiânia conta com 3.835 metros de extensão e 12 curvas. Cinco delas – as curvas, 1, 3, 5, 8 e 11 são pontos importantes e que podem garantir ultrapassagens e são sempre locais de disputas mais acirradas.

Os carros cruzam a longa reta principal e chegam ao ponto de frenagem a cerca de 240 km/h e acionam o freio durante três segundos para o contorno da curva 1; neste tempo, a redução de velocidade é de 115 km/h em um espaço de 170 metros, e os carros iniciam o contorno da curva a 125 km/h.

A curva 3 é outro ponto importante, uma vez que, no topo de uma subida, os carros alcançam até 215 km/h até pisarem forte no freio para contornar a curva a 90 km/h. É a maior redução de velocidade do traçado – 145km/h em 145 metros (1km/h por metro), em apenas três segundos, o que causa uma desaceleração de 1,5G (1,5 vez a força da gravidade).

Logo depois, na curva 5 os pilotos reduzem de 180 para 80 km/h em apenas 110 metros; na curva 8, conhecida como “esse de baixa”, os pilotos desaceleram 110 km/h em 130 metros, em uma frenagem de 3,5 segundos com força de 1,4G para contornar a primeira parte do “esse” a 80km/h, algumas vezes em segunda marcha e outras até mesmo em primeira.

Na penúltima curva, à direita, os carros alcançam até 200 km/h para os pilotos frearem, em 2,5 segundos, reduzindo para 100 km/h em meros 100 metros para o contorno da curva 11 – outra frenagem que traz uma desaceleração de 1,5G.

A previsão do tempo aponta temperaturas mínima e máxima variando de 16 a 30 graus durante o final de semana, a princípio sem possibilidade de chuva. Uma pista que sempre traz muito calor no asfalto e no ambiente, o que torna importante o gerenciamento das temperaturas de todos os componentes dos carros, especialmente freios e pneus.

A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.

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  • Data: 22/04/2021 01:04
  • Alterado:22/04/2021 13:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Stock Car









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