Terminal Jabaquara comemora o Dia da Consciência Negra
Dia da Consciência Negra será marcado por exposição e palestras;Arte mostra a cultura negra na história brasileira e palestras debatem a importância de combater a violência contra a mulher
- Data: 18/11/2020 16:11
- Alterado: 18/11/2020 16:11
- Autor: Redação
- Fonte: EMTU/SP
Crédito:
Para marcar o Dia da Consciência Negra, celebrado na próxima sexta-feira (20), a EMTU/SP programou diversas atividades na quinta-feira (19) no Terminal Jabaquara. Obras de arte que representam a cultura negra, expostas na Casa do Sítio da Ressaca, construção bandeirista do período colonial brasileiro, e no Centro Cultural Jabaquara serão exibidas, enquanto os agentes do programa Bem Querer Mulher (BQM) farão palestras sobre o combate à violência contra a mulher.
Na exposição, os passageiros encontrarão quadros, painéis, esculturas e também itens utilizados para castigar os escravos na época da colonização portuguesa. As palestras que serão realizadas pelo BQM buscam conscientizar e incentivar as mulheres a denunciarem agressões sofridas dentro de casa. O programa acolhe vítimas da violência doméstica há mais de 16 anos e realiza cerca de cinco mil atendimentos anuais. Orientação jurídica e cursos destinados à independência financeira são alguns dos serviços gratuitos feitos pela organização.
O evento também conta com a colaboração do Centro de Integração da Cidadania do Jabaquara, ligado à Secretaria Estadual da Justiça, do Centro de Educação Unificada Caminho do Mar e do Coletivo Jabaquara – Resistência Negra.
Dia da Consciência Negra – A data foi instituída por meio da Lei Federal nº 10.639/2013 e oficializada em 2011 como “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra” por ser referência à morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes quilombolas do país. Relembra a luta dos negros escravizados que se rebelaram contra o sistema escravagista da época.
Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.
SERVIÇO
Evento – Consciência Negra
Data: 19/11
Horário: 10h às 15h
Local: Terminal Metropolitano Jabaquara, plataforma A
Endereço: Rua Nelson Fernandes, s/n° – Jabaquara – São Paulo/SP