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A picape Chevrolet Silverado mexicana desembarca no Uruguai e pode vir ao Brasil em 2021
- Data: 29/12/2020 16:12
- Alterado: 29/12/2020 16:12
- Autor: Redação
- Fonte: Luis Piedra Cueva, do "Airbag"/Uruguai com Edmundo Dantas/AutoMotrix
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A Chevrolet do Uruguai apresentou a picape “full size” Silverado, que é importada do México e chega às concessionárias do país vizinho ainda em dezembro. O desembarque do modelo na Argentina também já está confirmado. Quanto ao Brasil, onde a Silverado chegou a ser produzida até 2001, não existe uma confirmação oficial. Contudo, a vinda foi dada como certa por Ernesto Ortíz, vice-presidente de operações para a General Motors na América Latina, em um evento com a mídia argentina. No mercado brasileiro, a Silverado certamente encontraria fãs entre os empresários mais prósperos do agronegócio e seria competidora da Ram 2500 Laramie Turbodiesel e da recém-lançada Ram 1500 Rebel V8 a gasolina, até agora solitárias no segmento de picapes “full size” no país. O fato de as picapes médias – como a Chevrolet S10, a Toyota Hilux, a Ford Ranger, a Volkswagen Amarok, a Nissan Frontier e a Mitsubishi L200 – terem sido o segmento automotivo com a menor retração de vendas no Brasil durante a pandemia do coronavírus pode animar a Chevrolet a ampliar a oferta local com um modelo maior, que se posicione acima da sua atual “top” S10 High Country – com preço de R$ 223 mil. No Uruguai, a nova Silverado é oferecida por US$ 84.990 – o equivalente a R$ 434 mil. Um valor além dos já elevadíssimos preços no Brasil das concorrentes da Ram – a turbodiesel parte de R$ 376.990 e a V8 a gasolina custa R$ 419.990.
A atual geração da Silverado recebeu reforço da estrutura com a utilização de alumínio para as partes móveis, aço leve de alta resistência para as partes fixas e aço especial de ultrarresistência para o habitáculo. Com isso, a picape tornou-se mais leve e sólida em comparação à geração anterior. O design externo surge como um dos principais atributos do utilitário. A robusta grade frontal, que abriga os amplos conjuntos ópticos, tem abas móveis na parte inferior, abrindo e fechando automaticamente de acordo com as demandas do motor, para contribuir com a eficiência energética. Entradas de ar adicionais nas laterais ajudam a neutralizar o efeito aerodinâmico. Também chamam a atenção os enormes aros de alumínio de 20 polegadas, os estribos retráteis com acionamento elétrico, a tampa da caçamba com abertura e fechamento elétrico e a iluminação do compartimento de carga por leds.
Quanto à mecânica, a nova Silverado é equipada com o potente motor Duramax de seis cilindros em V, turbodiesel, com 277 cavalos a 3.600 rotações. Ele oferece impressionantes 63 kgfm de torque, totalmente disponível já a partir de 1.600 rpm, associado a uma caixa de câmbio automática de 10 velocidades. Segundo a Chevrolet, o conjunto atinge uma notável eficiência de combustível de 14,6 km/l nas rodovias. A Silverado tem botão de ignição e sistema de start/stop desativável. A tração é 4×4, com opção de reduzida. A caçamba tem capacidade para 1.353 litros de volume e até 780 quilos. A capacidade de reboque é de 4.355 quilos. É equipada de série com doze pontos de amarração com capacidade para suportar até 220 quilos cada. A picape traz ainda kit e ganchos de reboque dianteiros e traseiros e uma tomada que permite alimentar algum tipo de ferramentas ou equipamentos.
No interior, o ambiente é sofisticado, com estofamento fino de couro perfurado aquecido, volante com aquecimento, ajustes elétricos do banco dianteiro, head-up display, para projetar informações do veículo no para-brisa, painel de instrumentos digital de 8,2 polegadas, controle biclimático com configuração de saída para bancos traseiros, sistema de áudio premium Bose com seis alto-falantes e todos os assistentes de direção possíveis, incluindo uma câmera de 360 graus para observação do veículo de fora de todos os ângulos, incluindo uma vista aérea como se houvesse um drone voando acima da picape. A enorme amplitude do espaço interno em toda a cabine permite a adição de um “porta-malas” interno para armazenar objetos, atrás das costas dos bancos traseiros, e outro adicional abaixo, onde está localizado o macaco hidráulico, que é de série. A Silverado também incorpora a versão mais recente do MyLink, multimídia da Chevrolet, geração 3.0, e o sistema OnStar com 4G LTE WiFi nativo de alto desempenho com atendimento vinte quatro horas.