Profissionais de Ribeirão Pires participam de Seminário Internacional
Evento foi promovido pelo Instituto Ayrton Senna, em São Paulo, no final da última semana
- Data: 09/03/2020 13:03
- Alterado: 09/03/2020 13:03
- Autor: Redação
- Fonte: PMETRP
Seminário Internacional Criatividade e Pensamento Crítico
Crédito:Marcio Shimming/Instituto Ayrton Senna
Professores e gestores da rede municipal de Ribeirão Pires participaram na última quinta-feira, dia 5 de março, em São Paulo, do Seminário Internacional Criatividade e Pensamento Crítico. O evento, promovido pelo Instituto Ayrton Senna, debateu a importância da educação integral, do desenvolvimento das competências socioemocionais, da criatividade e do pensamento crítico em sala de aula.
A Secretária de Educação de Ribeirão Pires, Flávia Banwart, que esteve no evento, explicou que o Seminário contou com a presença de especialistas nacionais e internacionais, abordando evidências científicas para inspirar a construção de políticas públicas e práticas pedagógicas mais inovadoras para o País.
“A participação dos profissionais de Ribeirão Pires teve como objetivo a troca de experiências, baseadas em evidências científicas e implementações bem-sucedidas na prática educacional”, disse.
Parceria – Cerca de três mil alunos da rede municipal de ensino de Ribeirão Pires participam dos projetos “Gestão da Política de Alfabetização” e “Gestão Nota 10”. Sem gerar custos ao município, o programa “Gestão da Política de Alfabetização” tem proposta inovadora, que utiliza o conceito de alfabetização integral.
O objetivo é alfabetizar todos os alunos do ciclo inicial por meio da modernização dos processos de gestão (educacional, escolar e da sala de aula), do compartilhamento de responsabilidades entre as instâncias e da formação dos profissionais envolvidos.
Neste ano, o “Gestão da Política de Alfabetização” envolve 98 professores titulares e de apoio. O “Gestão Nota 10” capacita as equipes das unidades escolares e acompanha, também, o desempenho dos alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental II e a assiduidade dos professores. Esse programa envolve cerca de 74 profissionais e beneficia 1.797 alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental I e II.