Novas tecnologias usadas pela Enel promovem o conceito do eletricista 4.0
Entre as novidades estão realidade virtual, aumentada e termografia; Ações fazem parte do projeto Urban Futurability™ que tem mais de 40 iniciativas digitais
- Data: 15/10/2021 13:10
- Alterado: 15/10/2021 13:10
- Autor: Redação
- Fonte: Enel Distribuição São Paulo
Entre as novidades estão realidade virtual
Crédito:Divulgação/Enel SP
A Enel Distribuição São Paulo, concessionária que atua em 24 municípios da Grande São Paulo, está implementando em sua operação o uso de tecnologias inovadoras para auxiliar no dia a dia do trabalho dos eletricistas. Uma das novidades é o recurso da realidade aumentada por meio de assistência remota e de um dispositivo portátil, que transforma o smartphone em um equipamento de termografia.
Entre as novidades no mercado nacional, destaque para a câmera termográfica. Trata-se de um pequeno equipamento acoplado a um smartphone, que tem como objetivo prever anomalias térmicas, que podem causar interrupções no fornecimento de energia, além de eliminar riscos de acidente de trabalho. O dispositivo auxilia a estabelecer planos de manutenção cada vez mais assertivos, prevenindo aquecimentos em linhas de média e baixa tensão, cabos, transformadores e disjuntores da distribuidora.
Atualmente, 20 smartphones contam com o equipamento instalado e 60 colaboradores das equipes de manutenção já foram capacitados. “Durante a fase piloto, já tivemos importantes resultados como a identificação de aquecimentos em linhas da companhia. A câmera termográfica também foi usada para verificar o funcionamento de outros ativos como os medidores inteligentes, que possuem tecnologia de comunicação embutida, permitindo a leitura remota dos dados de consumo de energia”, destaca o engenheiro de campo, industrialização e inovação da Enel Distribuição São Paulo, Kleber Duarte Tomaz.
Com as novas funcionalidades, a distribuidora dá um passo importante para estimular o conceito do eletricista 4.0, profissional capacitado para atuar com as principais inovações tecnológicas nas áreas de automação e tecnologia da informação aplicadas aos processos do setor energético. Em seis meses, o eletricista 4.0 já identificou mais de 50 aquecimentos em equipamentos elétricos e linhas de média e baixa tensão e pelo menos 20 em subestações primárias, evitando interrupções no fornecimento de energia para milhares de clientes, graças às correções prematuras, proporcionando um atendimento com mais eficiência, segurança e agilidade.
A realidade aumentada por meio da assistência remota permite aos técnicos da distribuidora realizarem videochamadas com recursos áudios visuais de interação virtual, otimizando tarefas operacionais de campo e reduzindo os riscos de acidentes de trabalho. Atualmente, o aplicativo é utilizado por aproximadamente 240 colaboradores em São Paulo, 90 colaboradores no Rio de Janeiro, 90 colaboradores no Ceará e 80 colaboradores em Goiás, alocados em diferentes áreas da companhia, como serviços comerciais, atendimento ao cliente, operação e manutenção das linhas elétricas.
“Esse projeto coloca nossos eletricistas em um novo patamar profissional. Já os nossos clientes também ganham com a melhora na qualidade do serviço. A primeira etapa desta iniciativa já foi concluída e a previsão é de expandirmos essa funcionalidade até o final do ano de 2022 para toda área de concessão no Brasil”, explica Gino Celentano, responsável por Infraestrutura e Rede da Enel Brasil.
A concessionária segue um plano robusto de investimento no aperfeiçoamento e treinamento dos colaboradores, como uma série de capacitações técnicas, teóricas e práticas, feitas anualmente para qualificação e aprimoramento das atividades de distribuição de energia. “O uso da realidade aumentada permite que o nível de conhecimento técnico do trabalho em campo fique ainda mais seguro, já que conta com uma assistência remota realizada por profissionais altamente capacitados em diferentes cenários do setor de energia”, finaliza Duarte.
Em março, a Enel Distribuição São Paulo inaugurou, ainda, uma sala de realidade virtual para o treinamento de eletricistas. Localizado no Centro de Treinamento em Guarapiranga, na zona Sul da capital paulista, o novo espaço permite aos profissionais da companhia uma imersão em cenários próximos à realidade diária da operação, simulando situações de perigo e adversidades dentro de um ambiente controlado.
A concessionária também está investindo no uso de drone para inspecionar a sua rede de distribuição subterrânea. Trata-se de uma tecnologia inovadora entre as concessionárias do setor elétrico brasileiro e irá permitir à companhia executar a atividade com mais agilidade, segurança e precisão por seus eletricistas.
O drone grava toda a inspeção e as imagens em tempo real são usadas para análise adicional, refletindo de forma positiva na qualidade do fornecimento de energia aos clientes, com a melhora dos indicadores de continuidade do serviço.
As iniciativas fazem parte do projeto Urban Futurability™, que está recebendo R$ 125 milhões em investimentos e é financiado com recursos do Programa de Pesquisa & Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).