Alunos do Santo Américo criam projeto para ajudar crianças com AME

Objetivo é arrecadar fundos para compra de respiradores

  • Data: 23/11/2020 10:11
  • Alterado: 23/11/2020 10:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Colégio Santo Américo
Alunos do Santo Américo criam projeto para ajudar crianças com AME

Assunto: A

Crédito:Divulgação

Você está em:

João Gustavo Chebib e Thomas Schaal, alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Santo Américo, são amigos, compartilham o mesmo sonho de fazer medicina e dividem a autoria do projeto AME por todos, criado para angariar fundos para a compra de um respirador que será doado para a ong Respire por Amor, do Paraná.

Voluntários em diversos projetos do Santo Américo, Thomas e João conheceram a fisioterapeuta Maíra Arrivabene Coelho, profissional que é referência no tratamento de pacientes com Atrofia Muscular Espinhal e responsável pela ong Respire por Amor. Os adolescentes souberam do trabalho da fisioterapeuta por intermédio de amigos de família, conheceram alguns casos de crianças com AME e decidiram criar o projeto para a compra de respiradores, equipamentos que podem salvar vidas de crianças portadoras da doença. “Ficamos sabendo que os governos costumam doar respiradores para os portadores, porém, o processo é bastante burocrático, longo e, muitas vezes, constrangedor para a família que busca ajuda. Para garantir a dignidade para essas crianças, eu e Thomas criamos o AME por todos. Queremos conseguir fundos para a compra de um respirador que será emprestado para os pacientes que aguardam a chegada do aparelho doado pelo governo. Quando o paciente recebe seu respirador, o que está emprestado volta para a ong e ajuda outra criança”, conta João Chebib.

O projeto dos garotos mobilizou amigos e familiares, que se uniram nas redes sociais para a realização do Momento AME, uma espécie de mutirão on-line para conscientização da doença e divulgação do projeto. “Foi gratificante ver todo mundo empenhado em divulgar o projeto e ter tantos voluntários somando esforços para conseguir doações”, diz Thomas Schaal.

O respirador que os jovens lutam para adquirir é o modelo Trilogy 100 da Philips Respironics e atende os diferentes tipos de AME. “Existem aparelhos mais baratos, mas não seria possível ajudar crianças com diferentes tipos da doença, por isso estamos focando nossos esforços nesse, que poderá ajudar muito mais portadores de AME”, explica João.

Os alunos já arrecadaram 50% do valor necessário para a compra do respirador. “A pandemia atrapalhou nossos planos, mas não desistimos. Já conseguimos metade do valor que precisamos para a compra do primeiro respirador que será doado pelo AME por todos e não pretendemos parar com as campanhas e pedidos de doações. Nosso objetivo é comprar vários aparelhos e entregá-los para entidades de apoio aos pacientes de Atrofia Muscular Espinhal”, finaliza Thomas.

As pessoas interessadas em participar do projeto e fazer doações podem entrar em contato com João e Thomas pelo perfil @ameportodos, no Instagram, e pelo site https://www.ameportodos.com.br/

Compartilhar:

  • Data: 23/11/2020 10:11
  • Alterado:23/11/2020 10:11
  • Autor: Redação
  • Fonte: Colégio Santo Américo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados