Projeto da USP que atrai garotas para o mundo da tecnologia já impactou mais de 450 alunas

Escola de verão do ICMC ensina técnicas de programação e negócios para meninas de 10 a 18 anos

  • Data: 08/09/2021 18:09
  • Alterado: 08/09/2021 18:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: USP
Projeto da USP que atrai garotas para o mundo da tecnologia já impactou mais de 450 alunas

Crédito:Divulgação

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O empoderamento feminino pode vir de muitas formas e uma delas é por meio da inserção de mulheres em áreas ocupadas majoritariamente por homens, como acontece hoje em dia com as ciências exatas. A transformação em busca da igualdade de gênero nessa área depende de iniciativas que estimulem desde cedo o interesse de jovens garotas pelo ramo, como a Technovation Summer School for Girls (ou TechSchool), escola de verão realizada desde 2018 pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O projeto já impactou mais de 450 meninas, de 10 a 18 anos, ensinando técnicas de programação e de habilidades empreendedoras para o desenvolvimento de aplicativos que podem ajudar a solucionar problemas sociais.

Uma das alunas que participou do projeto é Adrielly Inocêncio, de 14 anos, que esteve na  edição de 2021 da TechSchool. “Quebrar estereótipos é algo que está mais frequente na sociedade e me sinto muito feliz em poder fazer parte disso. Projetos como a Technovation Summer School são excelentes oportunidades para que as garotas se descubram na área da tecnologia, porque nós podemos fazer o que quisermos. Tenho certeza de que a participação na escola de verão vai mudar a vida de muitas meninas, especialmente a minha. Essa experiência conta no currículo e pode me ajudar a entrar em uma escola melhor ou, futuramente, em uma universidade”, conta a jovem.

A escola de verão é um projeto do Grupo de Alunas de Ciências Exatas (GRACE), vinculado ao ICMC. Durante a TechSchool, que é totalmente gratuita, diversos conteúdos são ministrados por mentores voluntários que realizam palestras e oficinas. Um dos objetivos é mostrar a representatividade das mulheres na área de ciências exatas. “As meninas conhecem várias engenheiras, cientistas e estudantes do ramo. Gostaria de ter vivenciado uma experiência como essa quando tinha a idade delas, pois por muito tempo achei que a área era exclusivamente masculina”, afirma Ana Beatriz Bavaresco, uma das mentoras do GRACE e estudante de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP.

Além de abrir caminhos para o empoderamento feminino e apresentar novas possibilidades de carreiras, a escola de verão também busca incluir pessoas de baixa renda e aproximar a sociedade da Universidade. “Em geral, 80% das participantes são de escolas públicas, e a experiência nesses últimos anos tem sido incrível. Elas têm contato com tecnologias, com o pensamento computacional e com pessoas que já estão atuando no mercado de trabalho, permitindo que elas tenham a oportunidade de saber quais são as possibilidades e perspectivas futuras, caso resolvam seguir por esse caminho. Quando realizado de forma presencial, o projeto estimula ainda a convivência direta com o ambiente da USP e a troca de experiências entre participantes e mentoras, proporcionando um enriquecimento pessoal imensurável para essas meninas”, comenta Kalinka Castelo Branco, professora do ICMC e fundadora do GRACE.

Um dos exemplos do impacto que a escola de verão pode gerar na vida das jovens garotas é a estudante Gabriella Locateli, de 13 anos, que também participou do TechSchool este ano. Ela conta que a iniciativa mudou o pensamento que ela tinha sobre a atuação profissional nas áreas de computação e tecnologia, que até então imaginava serem mais voltadas para os homens: “Participar desse projeto foi algo que me marcou muito, principalmente pelos ensinamentos que nos foram passados e o estímulo ao trabalho em equipe entre as garotas. Acredito que precisamos de mais mulheres trabalhando nesses ramos e gostaria muito de ser uma delas”, revela a aluna.

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  • Data: 08/09/2021 06:09
  • Alterado:08/09/2021 18:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: USP









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