Memorial da América Latina promove sarau em homenagem ao Dia Mundial do Refugiado
Evento acontece dia 18 de junho e traz programação com os artistas JJ.Ortiz, Abdulbaset Jarour, Prudence Kalambay e Terremoto Clandestino
- Data: 10/06/2021 10:06
- Alterado: 10/06/2021 10:06
- Autor: Redação
- Fonte: Memorial da América Latina
Crédito:Governo do Estado de São Paulo
O Memorial da América Latina promove, no dia 18 de junho, às 15h, um sarau virtual em homenagem ao Dia Mundial do Refugiado, com uma programação cultural inteiramente composta por artistas refugiados no Brasil: o pianista JJ. Ortiz, o grupo musical Terremoto Clandestino, o músico Abdulbaset Jarour e a cantora Prudence Kalambay. A transmissão será feita pelo Zoom e pelo canal do YouTube do Memorial.
A mesa de abertura do evento tem como convidados o presidente do Memorial da América Latina, Jorge Damião; a diretora do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (Cbeal – Memorial da América Latina), Luciana Latarini Ginezi; o reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Antonio José de Almeida Meirelles; a diretora da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp, Silvia Santiago; a presidente da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel; e a reitora da Universidade São Judas Tadeu, Monica Dominicis Orcioli. O evento será conduzido pela mestre de cerimônias venezuelana Marifer Vargas, co-criadora da empresa Nossa Janela, de comida artesanal venezuelana, e consultora de Empreendedorismo da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo.
A programação artística tem início com a apresentação do pianista, cantor, compositor, maestro e professor de música venezuelano JJ.Ortiz. Além de ter participado dos Festivais Nacionais de piano, órgão e teclado da Yamaha, na Venezuela, nos quais ganhou o primeiro lugar por diversos anos consecutivos, foi pianista de Cúpulas Presidenciais por diversas vezes. Especializado no ensino de música para crianças com necessidades especiais, hoje trabalha como professor na Escola de Música de Piracicaba.
Em seguida, se apresentam o grupo Terremoto Clandestino, formado por refugiados do Haiti, Congo e Venezuela, com um repertório que agrega diferentes ritmos, danças e culturas de seus países de origem; e o músico e palestrante sírio Abdulbaset Jarour, ativista pela causa migratória, vice-presidente da ONG Pacto.Direito.de.Migrar / África do Coração, membro efetivo do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CONDEPE) e consultor da Comissão de Relações Internacionais do OAB – SP.
O encerramento fica por conta da modelo, atriz e cantora congolesa Prudence Kalambay, com recitação de poesia e apresentação de música. Nascida na República Democrática do Congo, Prudence está no Brasil há 12 anos. Após enfrentar adversidades ante a violação dos direitos humanos em seu país, refez sua vida em solo brasileiro, onde, além de parcerias no mundo da música, tendo participado do videoclipe “Let me be the one”, com IZA e Maejor, desenvolve e coordena o projeto African Dance, ministrando oficinas de afrobeat, turbante e danças tradicionais congolesas.
O evento é gratuito e aberto a todos. Para receber certificado de participação, é necessário fazer inscrição prévia pelo link https://forms.gle/g7jpiFn2ykmZ8ScS8 e assinar a lista de presença durante o evento.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Memorial da América Latina, Unicamp, Cátedra Sérgio Vieira de Mello e Universidade São Judas Tadeu.
Dia Mundial do Refugiado
O Dia Mundial do Refugiado é celebrado oficialmente no dia 20 de junho. A data foi decretada na Assembleia Geral da ONU, em 2000, e tem como objetivo refletir sobre as condições de vida das milhões de pessoas em situação de refúgio pelo mundo, que enfrentam deslocamentos forçados de seus países devido a conflitos, guerras e perseguições políticas.
Também no dia 18, às 11h, o Memorial da América Latina e o ACNUR – Agência da ONU para Refugiados promovem coletiva de imprensa para o lançamento do relatório internacional Tendências Globais – Deslocamento Forçado em 2020, elaborado pela ACNUR e do livro digital Tradução Humanitária e Mediação Cultural para Migrantes e Refugiados, resultado do curso de mesmo nome oferecido pela Cátedra Unesco Memorial da América Latina em janeiro de 2021
Para conferir a programação completa, acesse o site: www.memorial.org.br
Programação
15h – Mesa de Abertura
Jorge Damião – presidente do Memorial da América Latina
Luciana Latarini Ginezi – diretora do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (Cbeal)
Antonio José de Almeida Meirelles – reitor da Unicamp
Ana Carolina de Moura Delfim Maciel – presidente da Cátedra Sérgio Vieira de Mello
Silvia Santiago – diretora da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp
Monica Dominicis Orcioli – reitora da Universidade São Judas Tadeu
Apresentações
15h30 – JJ.Ortiz
16h – Terremoto Clandestino
16h30 – Abdulbaset Jarour
17h – Prudence Kalambay
Serviço:
Sarau do Dia Mundial do Refugiado
Dia 18 de junho, às 15h
Inscrições para receber certificado: https://forms.gle/g7jpiFn2ykmZ8ScS8
Transmissão: http://www.youtube.com/MemorialdaAmericaLatinasp/
Grátis