Cidadania afasta deputado Fernando Cury após denúncia de assédio na Alesp
Segundo documento assinado pelo presidente nacional da sigla, o deputado ficará afastado até a conclusão do procedimento disciplinar no âmbito partidário
- Data: 18/12/2020 17:12
- Alterado: 18/12/2020 17:12
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Estadão Conteúdo
Cidadania afasta Fernando Cury
Crédito:Reprodução
O Cidadania anunciou nesta sexta-feira, 18, o afastamento do deputado Fernando Cury, acusado de assédio sexual contra a deputada Isa Penna (PSOL) durante uma sessão na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Segundo documento assinado pelo presidente nacional do partido, Roberto Freire, Cury ficará afastado até a conclusão do procedimento disciplinar no âmbito partidário.
O Deputado Estadual Fernando Cury fica liminarmente afastado de todas as funções diretivas partidárias, em todas as instâncias, bem como de todas as funções exercidas em nome do Cidadania, inclusive junto à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo”, diz o documento, que classificou como “grave” o episódio envolvendo o parlamentar.
O vídeo do momento do assédio foi transmitido ao vivo pelo canal da Alesp no YouTube. Nele, a parlamentar aparece conversando com o presidente da Casa, Cauê Macris (PSDB), quando Cury se aproxima da Mesa Diretora e se posiciona atrás da deputada, colocando a mão na lateral de seus seios. Em seguida, Isa empurra o deputado para afastá-lo de seu corpo.
Nesta sexta, a deputada anunciou o lançamento de um manifesto com abaixo-assinado em que pede a cassação de Cury. Segundo nota oficial, a iniciativa foi necessária pois a Comissão de Ética da Assembleia, composta por uma mulher e cinco homens, pautaria o caso somente para março próximo. “O silêncio do governador, João Doria, e do presidente da Alesp, Cauê Macris, apontam que o plano é empurrar o caso para debaixo do tapete”, disse Isa nas redes sociais.
O boletim de ocorrência eletrônico e a representação no Conselho de Ética da Alesp foram efetuados ainda na quinta-feira, 17, mas o boletim presencial, que seria feito nesta sexta, acabou sendo adiado por orientação da equipe jurídica da parlamentar.