Semasa autua empresa de São Bernardo por descarte de madeira na avenida Lauro Gomes
A equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa flagrou na noite ontem (21) um grande descarte irregular de madeiras na Av. Lauro Gomes, na Vila Palmares, próximo da divisa com São Bernardo
- Data: 22/05/2020 17:05
- Alterado: 22/05/2020 17:05
- Autor: Paloma Alvarez Alonso
- Fonte: Semasa
O crime ambiental ocorreu às margens do Córrego dos Meninos
Crédito:Divulgação/Semasa
Ao verificar os resíduos, a equipe da autarquia pôde identificar a empresa infratora, uma marcenaria localizada no bairro Rudge Ramos, que foi multada na manhã desta sexta-feira (22).
O crime ambiental ocorreu às margens do Córrego dos Meninos, uma área de proteção permanente. A empresa flagrada no descarte está localizada a cerca de 500 metros do local onde os resíduos foram deixados. O infrator recebeu um Auto de Infração Ambiental (equivalente a multa) no valor de 1000 FMPs (R$ 4.130,00) e também teve de efetuar a limpeza imediata dos resíduos. A ação teve apoio da Guarda Civil Municipal, por meio da Romu (Rondas Ostensivas Municipais) e Romo (Rondas com Motocicletas).
Descarte de entulho – Em 20 de maio, a equipe de Fiscalização Ambiental flagrou um descarte de entulho residencial, proveniente de uma casa em obras, na marginal do Córrego Itrapoã, próximo à divisa com Mauá. Na ocasião, o responsável também foi identificado e autuado com uma multa no valor de 200 FMPs (R$ 826,12).
O trabalho de fiscalização para coibir os crimes ambientais, principalmente o descarte de lixo de forma ilegal, continua forte a atuante. Durante a quarentena na cidade, a equipe do Semasa também multou sete motoristas que foram flagrados realizando o despejo irregular de resíduos na frente de Estações de Coleta que estão fechadas, por causa da pandemia.
O descarte irregular de lixo é um crime ambiental passível de multa e até mesmo detenção. A população pode e deve denunciar esta prática ao Semasa, que conta com o apoio dos moradores para realizar flagrantes como este, inclusive enviando fotos, vídeos e informações que possam permitir a identificação dos infratores. As denúncias podem ser feitas sempre pelos telefones 115, 0800 4848-115 ou 4433-9300, da Central de Atendimento da autarquia, ou ainda pelo Facebook do Semasa.