Falando de Transportes e Transportadoras – Sinergia energética
O Grupo Daimler e o Grupo Volvo definiram oficialmente seu plano de ação pioneiro para a nova joint venture de células de combustível, a Cellcentric GmbH & Co. KG, como parte de um compromisso do setor para acelerar o uso de células de combustível baseadas em hidrogênio para veículos pesados de longa distância e outras […]
- Data: 04/05/2021 19:05
- Alterado: 04/05/2021 19:05
- Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
- Fonte: AutoMotrix
“Cellcentric GmbH & Co. KG”
Crédito:Divulgação
O Grupo Daimler e o Grupo Volvo definiram oficialmente seu plano de ação pioneiro para a nova joint venture de células de combustível, a Cellcentric GmbH & Co. KG, como parte de um compromisso do setor para acelerar o uso de células de combustível baseadas em hidrogênio para veículos pesados de longa distância e outras aplicações.
Com a ambição de se tornar uma fabricante global líder de sistemas de células de combustível, a Cellcentric construirá uma das maiores unidades de produção em série de sistemas com essa tecnologia da Europa, com início de produção programado para 2025. E, para agilizar o lançamento das células de combustível baseadas em hidrogênio, as duas acionistas da joint venture pedem por uma estrutura de políticas de hidrogênio harmonizadas na União Europeia em apoio à tecnologia, para que se torne uma solução comercial viável.
De acordo com o Grupo Daimler e com o Grupo Volvo, que têm participação igual na joint venture, os caminhões elétricos movidos a bateria e por células de combustível baseadas em hidrogênio se complementarão dependendo do caso individual de uso requerido pelos clientes. A energia obtida por meio de baterias será mais utilizada para cargas mais leves e para distâncias mais curtas, enquanto a energia das células de combustível tende a ser a opção preferida para cargas mais pesadas e distâncias mais longas.
As principais fabricantes de caminhões na Europa estão pedindo a instalação de cerca de trezentos postos de abastecimento de hidrogênio de alto desempenho adequados para veículos pesados até 2025 e de cerca de mil postos de abastecimento de hidrogênio no máximo até 2030 no continente europeu. A meta do Grupo Daimler e do Grupo Volvo é começar com testes junto a clientes de caminhões com células de combustível em cerca de três anos e estar em produção em série durante a segunda metade desta década.