Portal do MEI da ACSP amplia serviços para associados
Associado poderá gerenciar toda a parte fiscal e tributária de seu negócio
- Data: 03/08/2021 14:08
- Alterado: 03/08/2021 14:08
- Autor: Redação
- Fonte: ACSP
Crédito:Marcello Casal/Agência Brasil
Lançado em fevereiro deste ano, o Portal do MEI da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) entra em uma nova etapa e passa a oferecer mais serviços aos associados. A ferramenta nasceu para atender às necessidades de empreendedores formalizados ou que buscam a regularização de suas empresas.
A novidade é que no mesmo portal, o associado poderá gerenciar toda a parte fiscal e tributária de seu negócio como, por exemplo, emitir notas de serviço ou notas fiscais; Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS, DASN); cadastro de clientes, fornecedores e produtos; agendar serviços no Balcão do Empreendedor e ter acesso à uma área de cursos.
“Nós estamos aqui para apoiar e incentivar o empreendedorismo e o associativismo para quem mais precisa: o microempreendedor individual”, diz Renan Luiz Silva, responsável pelo portal do MEI.
O PORTAL
Logo após acessar o endereço do site, o usuário preenche um breve cadastro. Na plataforma já será possível agendar uma consultoria com profissionais especializados da ACSP. Dezesseis postos de atendimento estão disponíveis na capital para auxiliar os empreendedores informais a abrirem sua microempresa, bem como receber todas as demais orientações necessárias. O empreendedor já sai com o certificado de MEI.
MEI
No total, o MEI conta com 466 atividades ativas no município de São Paulo. Dos cerca de dez milhões de microempreendedores individuais no mercado em 2020 no Brasil, 746 mil exercem suas atividades na capital paulista, segundo dados do Portal do Empreendedor do Governo Federal. Esses altos números do ano passado justificam-se por ser uma época marcada pelo início da crise da pandemia, na qual registrou-se altos índices de desemprego no País. Com pouca oferta de emprego no mercado, empreender foi o caminho escolhido por muitas pessoas.
Ao optar pelo MEI, o profissional garante benefícios tais quais auxílio maternidade, afastamento remunerado por problemas de saúde e aposentadoria pelo INSS.