Hospital PUC-Campinas é credenciado pelo SUS para implante coclear
O Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital PUC-Campinas foi credenciado pelo Ministério da Saúde para realizar a cirurgia de implante coclear pelo SUS. O primeiro procedimento foi realizado hoje (14), às 13h, em um adolescente de 16 anos de idade. O paciente realizou a cirurgia pois apresentou uma perda auditiva súbita de grau severo a profundo […]
- Data: 14/02/2020 15:02
- Alterado: 14/02/2020 15:02
- Autor: Redação
- Fonte: Hospital PUC-Campinas
Crédito:
O Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital PUC-Campinas foi credenciado pelo Ministério da Saúde para realizar a cirurgia de implante coclear pelo SUS. O primeiro procedimento foi realizado hoje (14), às 13h, em um adolescente de 16 anos de idade.
O paciente realizou a cirurgia pois apresentou uma perda auditiva súbita de grau severo a profundo em ambos os ouvidos e não se beneficiou com o uso de aparelhos de audição. Os pacientes podem ter indicação de realizar esta cirurgia antes de desenvolver a fala (como em casos de surdez desde o nascimento) ou após o desenvolvimento da fala (como em casos de surdez súbita). Com o implante coclear o paciente será capaz de ouvir novamente e retornar ao convívio social.
Segundo o otorrinolaringologista João Paulo Peral Valente o implante coclear, também chamado popularmente de ‘ouvido biônico’, é uma prótese eletrônica utilizada para restaurar a audição de pacientes com surdez do tipo severa ou profunda e que não se beneficiam com o uso de aparelhos de audição convencionais. O implante coclear é composto por duas partes: uma unidade interna que é implantada cirurgicamente na cóclea e uma unidade externa que se posiciona na região atrás da orelha. O implante estimula diretamente o nervo da audição e esse estímulo é levado via nervo auditivo para o cérebro.
Em Campinas, há algumas clínicas privadas que realizam esse procedimento. Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a cirurgia até então só podia ser realizada no Hospital de Clínicas da Unicamp. O valor aproximado de um implante coclear é de R$ 40 mil. O alto custo se deve, principalmente, pelo fato de todas as próteses disponíveis serem importadas.
O hospital realizará de duas a três cirurgias por mês e o agendamento será regulado pelo sistema de gerenciamento SUS do Hospital PUC-Campinas, de acordo com o convênio existente entre o Hospital e a Prefeitura Municipal.
Nas crianças que nasceram com a surdez, a cirurgia visa proporcionar o estabelecimento da comunicação oral, que só é possível por meio de uma audição adequada. Para os adultos, o retorno do convívio social e melhora da qualidade de vida são outros benefícios geralmente trazidos com o implante.
Cirurgia
A cirurgia é normalmente feita sob anestesia geral, podendo ser realizada em um ouvido (unilateral) ou nos dois ao mesmo tempo (bilateral). A duração do procedimento é de cerca de 1 hora e 30 minutos quando se realiza o implante unilateral e 3h se bilateral. Na cirurgia é colocado o componente interno do implante, composto pela unidade receptora e feixe de eletrodos. Usualmente o paciente permanece internado por um ou dois dias e as complicações pós-operatórias são, geralmente, incomuns.