Poupatempo oferece mais de 120 serviços digitais
A meta é chegar a 180 opções neste ano, e pelo menos 240 em 2022; a ampliação traz agilidade e conforto pro cidadão, com atendimentos on-line, na palma da mão, 24 horas por dia
- Data: 25/01/2021 13:01
- Alterado: 25/01/2021 13:01
- Autor: Redação
- Fonte: Poupatempo
Crédito:Reprodução
A Prodesp, empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo responsável pelo gerenciamento do programa Poupatempo em todo o Estado, trabalha para oferecer cada vez mais serviços online, para que o cidadão tenha autonomia e possa realizar seu atendimento de onde estiver, pelo celular ou computador, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Já são mais de 120 opções disponíveis no portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento, tudo com a mesma qualidade dos serviços oferecidos nas unidades do programa e ainda mais rápido.
De acordo com o diretor da Prodesp, Murilo Macedo, os serviços digitais representam hoje cerca de 70% dos atendimentos do Poupatempo e a tendência é que esse percentual cresça ainda mais. “As pessoas têm percebido a cada dia a facilidade que o atendimento online proporciona, além de ser uma opção mais rápida e segura, sobretudo neste momento em que o distanciamento social é fundamental para protegermos a nossa saúde”, afirma Murilo Macedo.
Entre as novidades desse ano estão: Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo Digital (ATPV-e); acompanhamento de solicitação de segunda via de CNH; Consulta de multas aplicadas pelo Detran.SP; Agendamento de exame teórico para: primeira habilitação, Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), reabilitação e nova habilitação, e Consulta de instauração de processo de suspensão da CNH; entre outras.
Os serviços mais procurados pelo app, portal e totens de autoatendimento são, por exemplo, a renovação de CNH, licenciamento de veículos, pesquisa de pontuação, consulta de IPVA, Atestado de Antecedentes Criminais, consulta de débito de veículos, multas, situação eleitoral, consulta de Registro de Aluno (RA) para a rede estadual de ensino, entre outros.
Até 2022, a Prodesp disponibilizará mais de 240 atendimentos digitais nas plataformas do Poupatempo.
Informações complementares:
Tutoriais
Para facilitar a vida das pessoas que têm dúvidas sobre como realizar serviços de forma online, o portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) oferece vídeos que ensinam o passo a passo dos atendimentos digitais mais procurados nos canais do programa. A série, com 14 tutoriais, está disponível também no Youtube, no www.youtube.com/poupatemposp.
Com vídeos curtos e dinâmicos, os cidadãos têm à disposição conteúdos sobre os serviços oferecidos pelo Governo de São Paulo, além de orientações sobre como baixar o aplicativo Poupatempo Digital no celular de maneira rápida e prática. Entre as opções de atendimentos disponíveis online, estão solicitação de Atestado de Antecedentes Criminais, seguro-desemprego, Carteira de Trabalho Digital, renovação de CNH, licenciamento, liberação de veículos, serviços da Secretaria de Educação, CDHU, entre outros.
Segunda via de RG
Quem precisa emitir a segunda via do RG já pode usar os meios digitais para obter o documento sem precisar comparecer ao atendimento presencial. Pelos totens de autoatendimento do Poupatempo ou no aplicativo RG Digital SP, da Polícia Civil, o cidadão pode solicitar uma nova Carteira de Identidade com conforto e segurança, sem necessidade de aguardar disponibilidade de agendamento nos postos para emissão.
Os totens estão disponíveis em estações do metrô e da CPTM, shoppings centers, supermercados, e unidades do Descomplica SP, por exemplo, durante todo o horário de funcionamento dos estabelecimentos. Os endereços estão no portal www.poupatempo.sp.gov.br, na opção Locais de Atendimento.
Já o aplicativo RG Digital SP está disponível para ser baixado gratuitamente no celular, tanto na Google Play quanto na App Store.