Secretário Itamar Borges assina resolução que beneficia produtores de borracha
O ato de assinatura foi realizado em São José do Rio Preto, que é conhecida como a capital da borracha
- Data: 04/07/2021 14:07
- Alterado: 04/07/2021 14:07
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria Itamar Borges
Crédito:Divulgação
O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, deputado Itamar Borges, assinou uma resolução para a heveicultura. A resolução busca a sanidade das mudas de seringueira, independente do processo de cultivo, e foi construída a partir de demandas do setor produtivo, de estudos envolvendo técnicos da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), pesquisadores e representantes do setor. O ato de assinatura foi realizado em São José do Rio Preto, que é conhecida como a capital da borracha.
De acordo com o secretário, as exigências para os produtores estão impedindo o desenvolvimento, sendo que o estado foi o único a proibir a produção de muda no chão, algo que nem mesmo o Ministério da Agricultura proíbe.
“O Estado chegou a produzir 15 milhões de mudas de seringueira por ano e hoje produz menos de 200 mil. Com a nova resolução vamos recuperar esse potencial com a garantia da sanidade das mudas no processo de produção e completamente adequados às normas do Ministério da Agricultura”, disse Itamar Borges.
O prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, esteve no ato de assinatura e salientou a importância da resolução para a cadeia produtiva do setor e para o agricultor.
“Esta resolução é fundamental para defender a agricultura, pois permite ampliar a produção de seringueiras com responsabilidade, demonstrando que o produtor é responsável e cuida do agro paulista”, falou o prefeito.
O secretário executivo da Agricultura, Francisco Matturro, o presidente da Apabor, Fábio Magrini, o secretário de agricultura de Rio Preto, Pedro Pezzuto, o presidente do Sindicato Rural de Rio Preto e diretor da Faesp, Sérgio Expressão, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto, Kelvin Kaiser, e o Coordenador da Defesa Agropecuária da Secretaria, Luís Bianco, participaram do ato.
Além de Edinho, o evento foi acompanhado por vários prefeitos de municípios da região, como o Jean Vetorasso, de Guapiaçu; dr. Edson Ermenegildo, de Mirassol; Tobardini, de Bady Bassitt; Bigo, de Cosmorama; Toninho, de Riolândia; Bica, de Urupês, Norair, de Tanabi; Fabiano, de Novo Horizonte, Professor Dilmo, de José Bonifácio, Heder Paturi, de Zacarias; Reinaldo, de Palestina; Marcio, de Neves Paulista; e o Gomides, de Ubarana.
O vereador Renato Pupo, representou o presidente da Câmara de Rio Preto, Pedro Roberto. Grupo expressivo de vereadores da Casa compareceram. Estavam lá, Bruno Moura, Júnior, Peixão, Cláudia De Giulli, Jean Charles, Pauléra, Cabo Donizete e Odélio Chaves.
A maioria dos prefeitos veio com vereadores, vice-prefeitos e auxiliares de governo. São municípios que vão se beneficiar diretamente com a medida, uma vez que a região concentra a maior produção de São Paulo.