Black Friday: como se destacar e atrair mais clientes
Segundo dia de evento online, realizado por Sebrae-SP e Cielo, aborda como empreendedores podem encontrar seu diferencial nessa data; evento acontece entre os dias 9 e 12 de novembro
- Data: 11/11/2020 12:11
- Alterado: 11/11/2020 12:11
- Autor: Redação
- Fonte: Sebrae-SP
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O segundo dia do evento ‘O Seu Negócio Pronto pra Black Friday’ começou com a fala de Simone Cesena, diretora de marketing da Cielo, que enalteceu a importância da criatividade para se destacar nessa data. “A criatividade é para todos aqueles que conhecem bem os seus clientes, porque uma boa ideia vem do momento em que o empreendedor consegue ajudar essas pessoas. Perceba que as grandes ideias sempre nascem de uma necessidade”, comenta ela.
Logo após, foi a vez de Luciano Pinheiro, diretor técnico do Sebrae de Santa Catarina, que elogiou a disposição que muitos empreendedores tiveram para se adaptar na pandemia. “Todos que estão acompanhando esse evento entenderam que precisam se transformar e estão fazendo isso de forma rápido. Alguns donos de negócios aguardam que as coisas voltem ao normal, mas mesmo quando sairmos da pandemia, os negócios não serão como antes”.
Atraindo clientes para o e-commerce
A primeira apresentação do dia foi de Eder Max, consultor do Sebrae-SP, que deu dicas de como os empreendedores podem atrair mais clientes para o e-commerce na Black Friday. Entre esses conselhos, Eder comentou sobre a necessidade de utilizar o SEO, técnica que auxilia sites a serem encontrados mais facilmente na internet. “É muito importante que os empreendedores coloquem em sua loja virtual algumas palavras-chave que estejam ligadas a Black Friday. Mas a grande dúvida é onde colocar isso. Nos sites sempre há um espaço específico, por isso é importante conversar com quem fez seu site ou entender onde adicioná-las para que os mecanismos de busca possam encontrar seu negócio”, explica.
O consultor também abordou como oferecer cupons de desconto que sejam benéficos tanto para o empreendedor quanto para o cliente. “Algumas pessoas esquecem de limitar o uso de cupons, o que faz com que os compradores possam utilizar vários de uma vez e o produto acaba saindo quase de graça. O empreendedor pode enviar por e-mail, criar uma categoria específica no site com os descontos já aplicados ou até mesmo fazer uma parceria com um influenciador dessa área para controlar esses cupons”, exemplifica ele.
Mais clientes para as lojas físicas
Em seguida, como um complemento, foi a vez do painel de Silmara Souza, consultora do Sebrae-SP, que trouxe algumas formas de atrair os clientes para as lojas físicas na Black Friday. A consultora começou tratando da importância do planejamento para a data, assunto muito abordado no primeiro dia de evento, e também do atendimento. “A relação com vendedores é o que difere as lojas físicas do ambiente virtual. A primeira coisa é comunicar o consumo de segurança, deixando claro que sua loja está seguindo os protocolos de saúde, isso evita qualquer confusão ou constrangimento. Treine sua equipe e reveja a sua capacidade de atendimento para a Black Friday, que é quando o movimento é mais intenso”. Como uma forma de inovar nos descontos, uma das ideias abordadas por Silmara foi criar ofertas exclusivas. “O empreendedor pode pensar descontos para as redes sociais e oferecer os benefício para os consumidores que interagiram com a postagem que comparecerem a loja. Uma boa estratégia é colocar em oferta os produtos que mais chamam a atenção dos clientes”.
Vendendo em grandes plataformas
Para ajudar os empreendedores a venderem melhor na Black Friday pelas redes sociais, o terceiro painel foi apresentado por Raquel Carvalho, especialista em treinamentos do Facebook, que trouxe um pouco sobre como usar os diferentes aplicativos da plataforma. Segundo a especialista, o principal motivo para sua loja estar no Facebook, Instagram e/ou WhatsApp é pela quantidade de potenciais clientes nessas plataformas. “Estima-se que mais de três bilhões de pessoas utilizam algum desses aplicativos todos os meses. Por isso é muito importante ter essa presença nas redes sociais. Quando tiver dúvida em qual rede sua loja deve estar, a resposta será naquela que o seu cliente está”, explica a especialista. Ao abordar sobre a quantidade ideal de posts por dia, Carvalho cita que não há uma regra que defina isso. “O empreendedor precisa encontrar essa frequência de acordo com a receptividade do público. Algumas lojas precisam de apenas um story por dia, enquanto outra pode precisar de 15. Independente disso, é importante entender a linha do tempo como uma vitrine, por isso é importante sempre postar fotos e vídeos mais trabalhados para os clientes“, conta ela.
Logo após foi o painel de Nicolli de Souza, head de categoria da Amazon, que abordou sobre a venda em marketplaces na internet, que são grandes lojas online que agregam diversos outros comércios menores. Nicolli apresentou um pouco do conceito da Cyber Monday, data que sempre ocorre na segunda-feira após a Black Friday e traz novas ofertas. “Apesar dos descontos principais acontecerem na sexta, ainda tem o sábado e domingo muito fortes, então é bom aproveitar para esticar as promoções. E temos também a Cyber Monday, que nasceu nos Estados Unidos, como a Black Friday e é um evento mais focado para o online”. Ao comentar sobre os motivos dos empreendedores participaram, Nicolli destacou alguns dos benefícios principais para aderir a essa data. “A razão de participar da Black Friday parece óbvia, que é para vender mais, mas tem muito mais que isso. Entre algumas frentes que podem ser exploradas estão a aquisição de novos clientes, o aumento na conversão, o impulsionamento da relevância de sua loja no marketplace e o efeito cascata, que é um aumento no número de vendas a longo prazo”, explica.
A alma do negócio
O segundo dia do evento O Seu Negócio Pronto pra Black Friday fechou com a apresentação de Luiz Sanches, CCO e chairman da AlmapBBDO, sobre a importância da divulgação para os negócios. “A comunicação talvez seja a arma mais poderosa que nós temos, porque, não importa o tamanho da empresa, se for bem feito ela trará impacto. É dessa forma que nós podemos contar como somos diferentes”, explica Sanches. Luiz também aconselha que os empreendedores prezem pela originalidade e tomem cuidado ao tentar comunicar algo que a empresa não é. “Esse meio digital não perdoa a falta de autenticidade e de veracidade na informação que você passa. Então pesquisem bem o que vão falar e tentem não ser algo que não são, porque o rebote disso aqui será muito cruel”, comentou ele.
O evento ‘O Seu Negócio Pronto pra Black Friday’ acontece até o dia 12 de novembro, com as programações começando às 15h. Para se inscrever e receber todos os materiais do evento, acesse:
Assista o segundo dia de ‘O Seu Negócio Pronto pra Black Friday’