Grupo de Teatro Impacto Agasias inaugura espaço cultural na região de Heliópolis
Local de residência artística do grupo, a Casa Cultural Alcântara Sampaio, em Heliópolis, abre as portas para receber arte, cultura e bem-estar.
- Data: 08/11/2021 08:11
- Alterado: 08/11/2021 08:11
- Autor: Redação
- Fonte: Grupo de Teatro Impacto Agasias
Impacto Agasias Grupo de Teatro
Crédito:Divulgação
Após dez anos de trabalho e pesquisa artística, o grupo de teatro Impacto Agasias concretiza a abertura de um espaço de arte e cultura na região de Heliópolis, local que acolhe o coletivo desde 2011. A Casa Cultural Alcântara Sampaio abre as portas para o público com um sarau de inauguração no dia 20 de novembro, sábado, das 15 horas às 20 horas. Os visitantes podem agendar um horário via formulário online para visitar o espaço, além de aproveitar os eventos artísticos apresentados pelo grupo e também a exposição Trajetórias e Memória, que mostra fotos, vídeos e documentos que registram os dez anos de atividades do grupo. O mais novo espaço cultural de Heliópolis conta com dois jardins, salas de ensaio, salas de apresentações e um Hall de exposições visuais.
A realização da abertura ocorreu pelo vínculo ao projeto Cidade do Sol – Quem borda um ponto, narra um conto, contemplado na quinta edição do Programa de Fomento à Cultura da Periferia da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo.
A Casa se manterá aberta para visitação no período de inauguração e também está se preparando para a retomada das atividades de acordo com os protocolos de segurança em prevenção à Covid-19. O espaço tem como objetivo produzir programações culturais como dança, música, teatro, sarau, slam de poesia e também para receber coletivos artísticos da região que necessitam de um espaço para ensaiar e apresentar suas produções.
A Casa Cultural Alcântara Sampaio recebe esse nome em homenagem a duas pessoas fundamentais na trajetória do grupo: o ator, diretor, dramaturgo e educador Pedro Alcântara, que contribuiu com a formação dos artistas e pesquisadores do coletivo, incentivando a arte do teatro de rua; e a educadora, diretora de movimentos e preparadora corporal Marcela Sampaio, que impulsionou a criação do coletivo, e que a partir de 2019, compõe o núcleo de criação artística como preparadora e atriz. O espaço é gerenciado e administrado pelo grupo de teatro Impacto Agasias e pela sociedade civil, sendo um local aberto para para usufruto do público e artistas de Heliópolis e região.
Agendamento de visitas para a inauguração da Casa Cultural: https://bit.ly/2YgdfF4
Formulário para reservas de salas de ensaios: https://bit.ly/3mG8xKb