GCM Diadema garantiu dia das mães sem pancadão em quatro núcleos
Operação Paz e Proteção tem caráter preventivo e inibe a ocorrência de pancadões a partir da ocupação do local
- Data: 11/05/2021 09:05
- Alterado: 11/05/2021 09:05
- Autor: Marcos Luiz
- Fonte: PMD
GCM Diadema garantiu dia das mães sem pancadão em quatro núcleos
Crédito:Samuel Alves/PMD
Um final de semana sem pancadões foi o presente da Guarda Civil Municipal (GCM) de Diadema para milhares de mães dos núcleos habitacionais Morro do Samba, Júpiter e Piratininga, na região do Serraria, e Gazuza, no bairro Casa Grande. A Operação Paz e Proteção, que também atuou na avenida Vereador Gentil Santo de Paula, na Vila Conceição, resultou em mais de 200 vistorias/revistas de motocicletas, pessoas e automóveis, entre outras ocorrências.
A Operação Paz e Proteção tem caráter preventivo e inibe a ocorrência de pancadões a partir da ocupação do local da festa e adjacências. Neste final de semana, o efetivo mobilizado foi de 82 guardas civis e 37 viaturas. Nos bloqueios de fiscalização, as equipes abordaram/revistaram 124 pessoas, revistaram 43 motocicletas e 37 automóveis, aplicaram 23 AITs (Auto de Infração de Trânsito), apreenderam duas motos e, por fim, notificaram/orientaram 20 estabelecimentos comerciais.
GCM enfrenta aglomeração
Por volta das 22 horas, deste domingo, 9/5, na rua Rossini, Jardim Arco-Íris, duas viaturas da GCM de Diadema que seguiam com destino à Base da Corporação se depararam, por acaso, com um pancadão de 600 pessoas, aproximadamente.
Como o grupo começou a atacar e hostilizar as equipes com xingamentos, pedras, garrafas e até tiros de arma de fogo, imediatamente outras viaturas da GCM foram deslocadas para apoio e reforço. Diante da gravidade da ocorrência e para restabelecer a ordem e a segurança pública foi necessário fazer uso de balas de borracha, gás de pimenta e gás de efeito moral para conseguir a dispersão total.
Felizmente, os tiros disparados não atingiram os guardas nem outras pessoas. Porém, danificaram um automóvel e a porta de aço de uma das residências. Como de praxe, a GCM solicitou a elaboração do Boletim de Ocorrência pela Polícia Civil. O caso foi registrado no 3º Distrito Policial e o local passou por perícia técnica policial.
“Devido as ações da Prefeitura para evitar a ocorrências de pancadões, alguns estão migrando para outros pontos da cidade. Mas não adianta mudar de endereço porque a nossa GCM vai continuar atuando, sempre contando com a parceria da Polícia Militar e da Polícia Civil para impedir que essas festas aconteçam e responsabilizar e punir os organizadores”, explicou o secretário municipal de Defesa Social, Benedito Domingos Mariano. “Enfim, é com muito empenho e coragem que a Guarda vem garantindo a paz e tranquilidade de muitas mães de Diadema, a exemplo desse final de semana”, finalizou.
Para denunciar, ligue:
-GCM 153
-PM 190