Pesquisa Ibope SP: Covas na frente com 47% das intenções de voto

Pesquisa divulgada nessa 4ª feira mostra o atual prefeito Bruno Covas (PSDB) à frente no 2º turno corrida eleitoral. Guilherme Boulos (Psol) aparece com 35%; brancos e nulos somam 14%

  • Data: 19/11/2020 10:11
  • Alterado: 19/11/2020 10:11
  • Autor: Alex Faria
  • Fonte: Estadão Conteúdo
Pesquisa Ibope SP: Covas na frente com 47% das intenções de voto

Crédito:

Você está em:

Com 47% das intenções de voto, o prefeito Bruno Covas (PSDB) larga na frente na primeira pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo sobre o segundo turno das eleições em São Paulo de acordo com a pesquisa Ibope divulgada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo” nessa quarta-feira (18). Guilherme Boulos (PSOL) tem 35%. Há ainda 4% de indecisos, e outros 14% decididos a votar nulo ou em branco. Se fossem contabilizados apenas os votos válidos (excluídos brancos e nulos e indecisos), o placar seria de 58% a 42%.

Placar Geral:
Bruno Covas
(PSDB): 47%
Guilherme Boulos (PSOL): 35%
Branco/nulo: 14%
Não sabe/não respondeu: 4%

Votos válidos
No cálculo dos votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. Para vencer no 2º turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto

Bruno Covas: 58%

Guilherme Boulos: 42%

POLARIZAÇÃO

A ida de Covas e Boulos para o segundo turno abriu caminho para a volta da polarização social e geográfica que marcou disputas entre PSDB e esquerda no passado, em que o candidato tucano ficava à frente nas áreas mais centrais e o adversário (então do PT), nas periferias.

Até o momento, essa divisão não se manifesta: Covas lidera a pesquisa em todas as faixas de renda. E, diferentemente dos petistas, Boulos não se mostra mais forte entre os mais pobres que entre os mais ricos.

Bruno Covas se distancia de Boulos principalmente entre os eleitores que consideram positiva (ótima/boa) sua atual administração municipal, alcançando 78% das intenções de voto neste perfil. Quando se inverte o panorama, ou seja, os eleitores consideram a gestão municipal como ruim ou péssima, a participação dos eleitores para votar em Boulos aumenta, mas não na mesma proporção: teria o apoio de 50% dos eleitores.

HANDCAP
O atual prefeito é considerado por 63% dos paulistanos o vencedor mais provável da eleição. Apenas 25% veem Boulos como favorito na disputa.

Um em cada cinco eleitores afirma que ainda pode mudar a opção de voto, enquanto os demais dizem que a escolha é definitiva.

A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 18 de novembro. Foram entrevistados 1.001 eleitores, de forma presencial. A equipe do Ibope usou equipamentos de proteção para minimizar o risco de contaminação pelo coronavírus.

A margem de erro máxima é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sob o protocolo SP-05645/2020.

Compartilhar:
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 19/11/2020 10:11
  • Alterado:19/11/2020 10:11
  • Autor: Alex Faria
  • Fonte: Estadão Conteúdo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados