Serviços digitais da Sabesp nos canais do Poupatempo crescem durante a pandemia
Atendimentos contabilizados no primeiro bimestre deste ano somam quase 10 vezes mais que o total do mesmo período do ano passado
- Data: 26/03/2021 09:03
- Alterado: 26/03/2021 09:03
- Autor: Redação
- Fonte: Poupatempo
Crédito:Divulgação
O Poupatempo tem ampliado a oferta dos serviços digitais nos canais eletrônicos – portal e aplicativo Poupatempo Digital – para facilitar a vida da população durante a pandemia.
Nos dois primeiros meses de 2021 a procura pelos atendimentos da Sabesp no site e app do Poupatempo cresceram quase 10 vezes mais comparado ao mesmo período do ano anterior. Foram 2,6 mil serviços online feitos no primeiro bimestre de 2020, e cerca de 25 mil no mesmo período deste ano, sendo 11 mil deles pelo portal e 14 mil pelo app.
De acordo com o diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo que administra o Poupatempo -, Murilo Macedo, o crescimento reflete a tendência de migração para os serviços digitais e também a preferência de parte da população por realizar atendimentos pelo celular. “Com a nova realidade imposta pela pandemia, a Prodesp acelerou o processo de digitalização dos serviços e passou a trabalhar incansavelmente em busca de soluções inovadoras para que a população possa encontrar tudo o que precisa, com a mesma qualidade e eficiência oferecida nas unidades presenciais”, explica Macedo.
Desde a implantação dos serviços digitais da Sabesp no Poupatempo, cerca de 100 mil atendimentos já foram concluídos. Entre as opções mais requisitadas estão: pesquisa de débitos (81,1 mil), segunda via de conta (9,1 mil), acordo (5,4 mil) e quitação (1,4 mil). Todos podem ser feitos de forma simples e rápida, pelo computador ou celular, 24 horas por dia, sete dias por semana, sem sair de casa.
Para solicitar os serviços da Companhia basta acessar o site www.poupatempo.sp.gov.br ou baixar o aplicativo Poupatempo Digital e clicar na opção ‘Serviços’ e depois em ‘Água, Luz e Esgoto’.
Nos canais digitais estão disponíveis 130 serviços, como renovação de CNH, licenciamento de veículos, transferência, consulta de IPVA, carteira de trabalho, seguro-desemprego, entre outros. A previsão é que até 2022, o Poupatempo alcance 240 opções nas plataformas digitais.
Cartilhas digitais
Idealizadas para auxiliar e esclarecer as dúvidas mais frequentes dos cidadãos, as cartilhas trazem informações sobre 21 diferentes serviços oferecidos à população nos canais digitais do programa.
O material está disponível para ser consultado e baixado no site. Quem acessar terá orientações e o passo a passo sobre como baixar o app Poupatempo Digital, criar login nos canais digitais do Poupatempo, ter acesso a documentos como carteira de habilitação, atestado de antecedentes criminais, licenciamento, transferência de veículos, carteira de trabalho, título de eleitor, IPVA, seguro-desemprego, além de outros atendimentos relacionados à Secretaria Estadual da Educação, nota fiscal paulista e Sabesp, por exemplo.
Tutoriais (vídeos)
O portal do Poupatempo vídeos sobre os atendimentos digitais mais procurados nos canais do programa. A série, com 16 tutoriais, está disponível também no Youtube, no www.youtube.com/poupatemposp.