Sesc no ABC mantem campanha “Ação Urgente Contra a Fome”
Ação Urgente contra a Fome intensifica a arrecadação das doações de alimentos não perecíveis na região do ABC, com parcerias e forte campanha nos finais de semana
- Data: 03/09/2021 09:09
- Alterado: 03/09/2021 09:09
- Autor: Redação
- Fonte: Sesc
Sesc no ABC mantem campanha “Ação Urgente Contra A Fome” com final de semana de “Arrecadação De Alimentos”
Crédito:
Nos dias 11 e 12 de Setembro, o Sesc de Santo André e São Caetano em parceria com as prefeituras, o Sindicato do Comercio Varegista do ABC e TV+ ABC, realizam uma ação especial para arrecadar alimentos e ajudar no combate à fome, com o projeto “AÇÃO URGENTE CONTRA A FOME” realizado por intermédio do Mesa Brasil. As doações ocorrerão, dia 11, sábado, das 10h às 16h no Sesc Santo André – na Rua Tamarutaca, 302, Vila Guiomar e dia 12, domingo, das 9h às 13h, em São Caetano – na Rua do Lazer, Av Presidente Kennedy (em frente ao CISE) Basta levar qualquer quantidade de alimentos não perecíveis até o ponto de coleta que estará preparado para receber as doações cumprindo todos os protocolos de distanciamento, higiene e segurança. Não se esqueça da máscara e fique atento às sinalizações.
Para quem tem fome, toda doação importa.
O projeto busca incentivar a população exercer a cidadania e solidariedade, dividindo o que tem para ajudar a quem precisa. Deixando o público à vontade para doar itens comuns da cesta básica como: arroz, feijão, leite em pó, óleo, fubá, sardinha em lata, macarrão, molho de tomate, farinha de milho, farinha de mandioca.
A fome é uma realidade que atinge milhões de brasileiros, por isso a necessidade de campanhas como essa que ajudam a mudar essa situação. As doações são distribuídas para instituições sociais parceiras do Mesa Brasil Sesc São Paulo, que repassam os itens para as 120 mil famílias assistidas em todo estado de São Paulo, e mais 100.000 pessoas que realizam as refeições nas instituições sociais assistidas pelo Mesa Brasil.
Também é possível levar sua doação diretamente em uma das unidades do Sesc ou Senac em todo o estado de São Paulo e nos Sindicatos do Comécio Municipais.
No ABC, de janeiro a agosto de 2021, o Mesa Brasil de Santo André coletou e distribuiu 278 toneladas de alimentos e produtos de higiene pessoal e limpeza. São 29 doadores parceiros (20 sistemáticos e 9 eventuais), 67 instituições sociais cadastradas, que abrangem : Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Ribeirão Pires e Mauá. Atendem 4515 famílias em caráter emergencial, e outras 3500 pessoas assistidas nas instituições que estão preparando e servindo refeições no próprio local. A média de doações recebidas oscila bastante e fica entre 4.000 e 7.000 kg semanais.
No estado de São Paulo as 40 unidades do Sesc São Paulo estão de portas abertas para a solidariedade em uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis para levar comida a famílias em vulnerabilidade social. A iniciativa, coordenada pelo Mesa Brasil Sesc, programa criado pela instituição há 26 anos e que busca alimentos onde sobra para distribuir aos lugares em que falta, visa suprir as necessidades básicas de quem se vê em situação crítica de insegurança alimentar, onde ter o que comer se torna uma preocupação diária. Desde junho, a Ação Urgente Contra a Fome passa a contar também com as 63 unidades educacionais do Senac São Paulo no estado como um ponto de coleta das doações. A iniciativa também passa a contar com o apoio dos Sindicatos do Comércio no estado.
Os mantimentos arrecadados serão entregues às instituições sociais cadastradas no programa Mesa Brasil Sesc, que além do consumo na própria instituição, repassam os itens para as famílias assistidas, contemplando todas as camadas da sociedade que atualmente vivem em situação de vulnerabilidade social.
As unidades estão sinalizadas com recomendações de autocuidado e segurança, além de marcações que orientam o distanciamento físico adequado para a circulação no edifício. Álcool em gel também está à disposição para uso do público.
Importante salientar que as unidades do Sesc seguem com acesso controlado de público e atendimento exclusivo aos inscritos nas atividades presenciais, retomadas de forma gradual e consciente nesta Fase de Transição do Plano São Paulo. Tudo mediante agendamento prévio, atendimento restrito a 30% da capacidade de cada espaço e autorização municipal. Para a Ação Urgente Contra a Fome, àqueles que queiram deixar sua doação não será necessário agendamento.