Fundação CASA digitalizará 350 mil prontuários de atendidos

Trabalho inicia na próxima sexta-feira (17); digitalização abrangerá documentos de adolescentes datados a partir de 1995

  • Data: 16/12/2021 17:12
  • Alterado: 16/12/2021 17:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Fundação CASA
Fundação CASA digitalizará 350 mil prontuários de atendidos

Fundação CASA digitalizará 350 mil prontuários de atendidos

Crédito:Divulgação

Você está em:

A partir da próxima sexta-feira (17), a Fundação CASA começa a digitalizar 350 mil prontuários de adolescentes atendidos ao menos em medidas socioeducativas a partir do ano de 1995. Uma equipe de 24 servidores foi destacada apenas para essa proposta, que trará benefícios à Instituição e à sociedade.

O projeto, executado pelo Núcleo de Acervo Institucional e Documental (NAID) da Instituição, permitirá fazer um acervo digital da documentação, com indexação em banco de dados, o que facilita tanto para egressos quanto pesquisadores acadêmicos a busca de informações e documentos. 

“Para a Fundação CASA, será retorno com economia de impressões, otimização dos espaços da sua estrutura e ganho de rapidez no trâmite administrativo da busca dessas documentações”, explica o secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA, Fernando José da Costa.

A previsão inicial é que a digitalização dure cerca de dois anos. A opção por prontuários datados a partir de 1995, neste momento, é por ser um período que já abrange a vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), promulgado em 1990. 

Na época, a então Fundação Estadual para o Bem-Estar do Menor (Febem/SP) passou a executar apenas medidas socioeducativas, deixando de atender a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. 

O NAID, com estrutura localizada na cidade de São Paulo, preserva os prontuários de adolescentes e crianças atendidos a partir de 1990. O acervo total, entretanto, possui documentos datados de 1925 a 1989 que se encontram custodiados hoje no Arquivo Público do Estado de São Paulo (Apesp).

A Fundação CASA conta com sistema próprio para a indexação e armazenamento em banco de dados, desenvolvido pela Assessoria de Inteligência Organizacional (AIO) e com suporte da Divisão de Tecnologia da Informação (DIT).

Compartilhar:

  • Data: 16/12/2021 05:12
  • Alterado:16/12/2021 17:12
  • Autor: Redação
  • Fonte: Fundação CASA









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados