Faculdade do Comércio da ACSP lança vestibular social
Projeto foi criado para oferecer 50 bolsas de estudos para contemplar alunos de baixa renda. As inscrições seguem até 18/08
- Data: 09/08/2021 12:08
- Alterado: 09/08/2021 12:08
- Autor: Redação
- Fonte: Associação Comercial de São Paulo (ACSP)
Cursos
Crédito:Depositphotos
A Faculdade do Comércio de São Paulo (FAC-SP), única instituição de ensino brasileira focada 100% no varejo, abre as portas para pessoas de baixa renda que não têm condições de cursar o ensino superior por questões financeiras. O vestibular social, um processo seletivo inclusivo criado para oferecer 50 bolsas de estudos para alunos que ganham até quatro salários mínimos, já está com inscrições abertas até 18 de agosto. A prova, feita de forma online, é uma redação.
Os alunos aprovados vão fazer o curso que escolher sem pagar nada até depois de um ano de formado. Depois disso, eles vão se comprometer com uma mensalidade que vai custar 48 parcelas de R$ 59,90, para Administração de Empresas; ou 24 de R$ 49,90 para os demais cursos.
Mantida pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), o objetivo da FAC-SP é qualificar profissionais para o varejo e, consequentemente, fortalecer o setor no Estado e na capital.
Os cursos presenciais são os de Administração de Empresas, Gestão Comercial, Gestão em Recursos Humanos, Gestão em Logística e Sistemas para Internet.
Essa iniciativa só se tornou viável por meio de uma parceria entre a FAC-SP com a Associação Paideia, uma entidade sem fins lucrativos comprometida com o ensino do País. No acordo, a Faculdade concedeu 50 bolsas com 50% de desconto em seus cursos para a entidade que financia o restante, repassa ao aluno e cobra dele apenas 20% do que pagou.
“A ideia é dar oportunidade para que qualquer pessoa estude, mas que ela também valorize o ensino superior ao pagar muito pouco por mês para a Paideia e só depois de formada”, disse Wilson Victorio Rodrigues, diretor-geral da FAC-SP.
De acordo com o presidente da Associação Paideia, Felipe Beltran Katz, a aproximação de sua instituição com a Faculdade do Comércio surgiu justamente por conta do propósito de qualificar os profissionais do varejo que precisa contar também com gente academicamente preparada. “Inserir as classes mais vulneráveis no ensino superior vai ao encontro da nossa filosofia que é a de melhorar a condição da formação da população em geral”, disse.
A Faculdade do Comércio insere alunos em um ambiente empresarial, com foco no varejo, de forma que eles consigam se desenvolver como gestores e empreendedores, com domínio sobre as necessidades do mercado.
Os estudantes à procura de emprego ainda têm acesso a um sistema para cadastro de currículos. Além disso, todos podem conferir as vagas anunciadas por empresas associadas da ACSP e da Facesp. Os alunos contam também com o apoio de profissionais da FAC-SP que funcionam como headhunters em busca de oportunidades de trabalho para quem precisa.
“A educação é o ponto de partida para qualquer projeto de progresso no desenvolvimento de um País e essa parceria com a Paideia é um exemplo para que empresários bem-sucedidos invistam na educação”, ressalta Wilson Victorio Rodrigues. “E ganha muito quem tem a oportunidade de estar aqui conosco, porque conta ainda com um apoio associativista que ajuda as pessoas a crescerem profissionalmente”, emendou.
Os interessados nos cursos da Faculdade do Comércio podem obter todas as informações necessárias sobre o vestibular social e a respeito do processo seletivo tradicional online no site https://www.facsp.com.br . A instituição de ensino fica na Rua Boa Vista, 51, no Centro da capital. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3180-3003 ou whatsapp (11) 99740-4002.