Crea-SP firma parceria com MCTI para incentivar áreas tecnológicas
Protocolo de intenções com Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação visa a capacitação e formação de profissionais em São Paulo
- Data: 30/07/2021 13:07
- Alterado: 30/07/2021 13:07
- Autor: Redação
- Fonte: Crea-SP
Crea-SP firma parceria com MCTI para incentivar áreas tecnológicas
Crédito:Divulgação/Crea-SP
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) firmou parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para capacitação e formação de profissionais das áreas tecnológicas. O protocolo de intenções foi assinado pelo presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, e pelo ministro astronauta Marcos Pontes nesta quinta-feira (29/07).
O objetivo é a promoção de iniciativas conjuntas para incentivar a tecnologia e a inovação em todo estado de São Paulo. “Por meio do Crea-SP, podemos contribuir com o governo federal para estimular essas profissões, que têm capacidade para melhorar a realidade do nosso país”, afirmou o presidente do Conselho.
Engenheiro de formação, o ministro Marcos Pontes destacou a importância do trabalho em conjunto, considerando a capilaridade do Crea-SP. “Ciência, tecnologia e inovação são ferramentas para alavancar o desenvolvimento econômico e social do país. O protocolo de intenções é o início de uma parceria muito frutífera para o país. São Paulo está dando um bom exemplo para os outros Estados.”
Com a celebração do protocolo, o Crea-SP e o MCTI empenham esforços para regular a cooperação técnica-científica nas engenharias, agronomia e geociências.
Pontes ressaltou que o Brasil figura como 13º no ranking de produção científica mundial e na 62ª posição no Índice Global de Inovação. “Precisamos melhorar o posicionamento do país nesses pontos. Temos uma série de estratégias em execução para reduzir esse ‘gap’”, pontuou.
“Nossa parceria é fundamental para que mais profissionais se formem nas áreas tecnológicas em São Paulo. Assim, contribuímos com um dos maiores desafios do nosso país, que necessita de mais inovação, empreendedorismo e tecnologia”, observou Marchese.
A partir da assinatura, o Crea-SP e o MCTI passam a elaborar planos de trabalho para atender às disposições do acordo.