Ricardo Vignini lança o álbum Raiz

O lançamento do álbum Raiz será lançado dia 29 de outubro em todas as plataformas de streaming

  • Data: 05/10/2021 12:10
  • Alterado: 05/10/2021 12:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria
Ricardo Vignini lança o álbum Raiz

Ricardo Vignini

Crédito:Rita Perran

Você está em:

Raiz é o álbum mais recente álbum do violeiro Ricardo Vignini, dedicado inteiramente aos ritmos tradicionais caipiras como cururus, cateretês, chamamés e pagodes de viola. A inspiração veio dos CDs de solos de viola do Índio Cachoeira que Vignini produziu, e dos álbuns do Gedeão da Viola, Zé do Rancho, Bambico, Helena Meireles e claro, dos solos instrumentais do Tião Carreiro.

Participam do álbum Raiz; Antônio Porto no baixo e violões, Rafael Schmidt e Ney Couteiro também no violão e Fábio Tagliaferri na viola de arco.

Algumas músicas de sua autoria que se alinham com esse conceito foram re-gravadas como Dr Cateretê, De Butuca e Moedão (parceria com Juca Filho)

Das gravações de outros autores são “Batuque no Ranchão” (Zé Mulato e Tião do Carro), “Últimos Adeus” (Zé Fortuna e Fernandez) essa é uma lembrança das rodas de viola na casa do Seo Oliveira (Os Favoritos da Catira), canção que geralmente era cantada pelo Carreiro que partiu em 2020, outra música que remete a essa memória é “Paixão de Carreiro” do Olivaldo ou “Cruz” como era chamado o ex-parceiro do Seo Oliveira.

Uma Seleção de Solos do Índio Cachoeira, mestre de viola que Vignini produziu 5 álbuns, 1 DVD e realizaram juntos centenas de apresentações pelo Brasil e Europa,  “Desse Mato Sai Coelho” do seu parceiro  do Matuto Moderno, Marcelo “Jesus “ Berzotti, música lançada originalmente pela a banda em 2002 ganhou uma versão instrumental, “Tinha Carreiro”, um autêntico pagode de viola composta pelo guitarrista goiano Olemir Candido. As inéditas escritas durante a pandemia são “Virei Jacaré”, “Rastapé”, “Estrada Velha” e “Chá de Gengibre”, essa em parceria com Rafael Schimidt.

O lançamento do álbum Raiz será lançado dia 29 de outubro em todas as plataformas de streaming, CD físico e também um ebook com as transcrições das partituras e tablaturas escrito pelo violeiro Domingos Salvi, com distribuição pelo selo Folguedo de Vignini junto com a Tratore, o ebook e CD físico também podem ser adquiridos pelo site www.ricardovignini.com.br

O projeto foi contemplado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Compartilhar:

  • Data: 05/10/2021 12:10
  • Alterado:05/10/2021 12:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: Assessoria









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados