SPMAR comemora 9 anos de trecho Sul do Rodoanel

Gestão é marcada pelo aumento de tráfego e queda na média diária de acidentes. Caminhoneiros ainda não perceberam a vantagem logística de poder andar em velocidade constante no trecho

  • Data: 09/03/2020 11:03
  • Alterado: 09/03/2020 11:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: SPMAR
SPMAR comemora 9 anos de trecho Sul do Rodoanel

SPMAR comemora 9 anos de trecho Sul do Rodoanel

Crédito:SPMAR

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Com 61.4km, o trecho Sul do Rodoanel Mario Covas completa 9 anos sob gestão da SPMAR interligando as Rodovias Régis Bittencourt, Anchieta, Imigrantes ao maior anel viário do País.

Em pouco tempo, o trecho ganhou espaço na vida das pessoas e tornou-se trajeto diário para mais de 111 mil veículos, que passaram a contar com uma equipe de atendimento exclusiva, com mais de 97 profissionais cuidando diariamente da operação da rodovia, a fim de garantir que os motoristas tenham a melhor viagem possível.

Trecho Sul em números

A evolução nítida do trecho, durante esse período, é refletida pelo crescimento de 177% no número de usuários/dia. Saindo de um fluxo diário médio de 40 mil veículos (abril/2010) para um volume médio diário de 111 mil veículos (abril/2019).

Em compensação, houve uma queda de 5% na ocupação de caminhões na rodovia. Antes veículos pesados representavam 30,68% da ocupação total, frente aos 25% do contingente atual.

Melhor caminhão ao Porto – A queda no fluxo de veículo pesados, ainda reflete a baixa percepção dos caminhoneiros sobre as reais vantagens de se utilizar o trecho Sul, principalmente como corredor logístico no transporte de carga de outros Estados em direção ao Porto de Santos. Ao realizar os cálculos para o planejamento logístico da viagem, muitos motoristas embutem apenas o valor de pedágio e os 20 quilômetros a mais que percorrerão por traçar uma rota pelo Rodoanel em comparação a outra opção, a de utilizar as marginais da cidade de São Paulo como rota de passagem.

Ledo engano. Um teste prático mostra justamente o contrário. A vantagem no Rodoanel está na média de velocidade desenvolvida no trecho, que é de 57 km/h. Já o desempenho no trajeto por dentro da cidade fica em torno de 24km/h, principalmente devido as intervenções de semáforos e congestionamento. E o famoso “anda e para” da cidade impacta bem mais no bolso do motorista, do que um cálculo simples pode sugerir. É necessário considerar o maior consumo de combustível, o desgaste dos pneus, de freios e dos fluídos, que ao final das contas são mais prejudiciais a vida útil do veículo do que os 20 quilômetros de trajeto em velocidade constante. Sem contar, o impacto que os caminhões pesados geram quando percorrem as ruas das grandes cidades.

Queda de acidentes

Desde o inicio da operação sob gestão da SPMAR houve uma queda de 39 % na media de acidentes registrados a cada 100 mil veículos.

Em 2010, data da abertura da via, havia um registro de 4,29 acidentes. Após seis meses da gestão da concessionária foi detectada uma queda para 3,34%. Hoje, todo trabalho de prevenção e campanhas de conscientização possibilitaram uma nova redução no número de acidentes registrados no trecho, que atualmente está em 3,07 acidentes a cada 100 mil veículos.

Atendimentos

A equipe o Centro de Controle Operacional (CCO) e viaturas são responsáveis pelo monitoramento 24 horas da via e pelo apoio ao atendimento ao usuário.

O reflexo disso pode ser verificado em números. No último ano a concessionária atendeu:

· 32.026 socorros mecânicos;

· 1024 atendimentos de cargas especiais;

· Realizou captura de 123 animais da rodovia;

· Atendimento de 1.707 usuários envolvidos em acidentes e cerca de 296 removidos pela ambulância aos hospital;

· 411 atendimentos médicos a usuários;

· 18.774 ocorrências de detritos retirados da rodovia e 10.6992 retirados sobre faixa de rolamento. Média de 1.341 detritos por mês e 486 objetos retiradas sobre a faixa de rolamento mês, sendo que a maioria desses objetos eram ressolagem de pneus.

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  • Data: 09/03/2020 11:03
  • Alterado:09/03/2020 11:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: SPMAR









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