Projetos de fomento e incentivo à cultura em São Caetano são destaque em audiência
A audiência foi transmitida ao vivo e está disponível no Facebook da Casa Legislativa
- Data: 30/04/2021 16:04
- Alterado: 30/04/2021 16:04
- Autor: Redação
- Fonte: Secult PMSCS
Liana Crocco apresenta o balanço dos investimentos em 2020 na Cultura. Ao lado
Crédito:Renata Rainatto/Secult PMSCS
Na quinta-feira, 29 de abril, a Câmara Municipal de São Caetano do Sul realizou uma audiência pública com a Secretaria de Cultura (Secult) para avaliar a execução orçamentária da Pasta referente ao exercício de 2020.
A Secult apresentou o balanço dos investimentos efetuados no último ano, que inclui serviços de manutenção em espaços de uso cultural na cidade, a continuidade de atividades que já estavam em andamento e que foram adaptadas para atravessar o período vigente e a viabilização de novos projetos, proporcionando a geração de renda e impulsionando a economia no município.
A prestação de contas foi conduzida pela secretária em exercício, Liana Crocco, que assumiu interinamente a Pasta no dia 23 de abril, e mediada pelo vereador Professor Ródnei, presidindo a audiência.
TODOS PELA CULTURA
O Conselho Municipal de Cultura (Concult), que contabilizou 12 reuniões ordinárias e 10 extraordinárias ao longo de 2020, criou, junto à Secult, o primeiro edital com recursos do Fundo Municipal de Cultura: o “Todos pela Cultura”.
O programa de auxílio emergencial aos artistas que tiveram seus trabalhos diretamente impactados pelas medidas adotadas no período atual possibilitou a retomada das atividades por meio de performances virtuais. Foram recebidas 102 inscrições: 55 proponentes foram contemplados e 90 projetos realizados. Os trabalhos podem ser acessados em: mapacultural.saocaetanodosul.sp.gov.br/projeto/3442.
LEI ALDIR BLANC
A Secult publicou três editais em atendimento à Lei Federal que dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor (14017/20). Os editais em conformidade ao disposto nos incisos II e III da Lei Aldir Blanc foram direcionados, respectivamente, aos espaços de uso cultural no município e aos artistas. Ao todo, foram recebidas 314 inscrições, com 121 projetos aprovados e 42 classificados como suplentes. Os projetos realizados podem ser acessados por meio do Facebook da Secult (Agenda Cultural SCS): facebook.com/agendaculturalscs e no Mapa Cultural: mapacultural.saocaetanodosul.sp.gov.br/projeto/3845.
CULTURA CONECTADA
Por meio do programa Cultura Conectada, 35 oficineiros foram contratados e 30 cursos gratuitos ofertados à população, com 314 vídeos de aulas disponíveis no Mapa Cultural: mapacultural.saocaetanodosul.sp.gov.br/projeto/3068.
BANDAS E FANFARRAS
O Programa Bandas e Fanfarras manteve-se em atividade, de maneira remota, para os alunos das 20 corporações musicais (15 fanfarras e 5 bandas marciais) da cidade, com aulas via Google Classroom. Foram contratados 30 instrutores e coreógrafos via edital público. Os integrantes da Banda Marcial Municipal (BAMASCS) também tiveram aulas pela internet.
INFORMATIZAÇÃO
O decreto nº 11.570, de 17 de julho de 2020, instituiu o cadastro oficial do município por meio do Repercult (Recenseamento Permanente de Artistas, Agentes, Espaços e Projetos Culturais). O agente ou espaço cultural interessado em participar de editais e celebrar contratos com a municipalidade deve ter o seu registro neste sistema.
Outra importante ferramenta instituída no período foi o Portal da Cultura, desenvolvido pela Divisão de Tecnologia da Informação, da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, conferindo praticidade, sustentabilidade e eficiência ao recebimento de inscrições para editais.
INFRAESTRUTURA
Os equipamentos culturais que estiveram fechados para atividades presenciais receberam investimentos de infraestrutura, por meio de obras de zeladoria e de manutenção, com o objetivo de acolher novamente o público com a qualidade técnica e as medidas de segurança necessárias.
A Estação Cultura teve o seu espaço remodelado, com a criação de salas temáticas por áreas, além de melhorias que incluem serviços de pintura, substituição de lâmpadas externas por lâmpadas de LED, entre outras. O equipamento recebeu instrutores das Oficinas Culturais para que pudessem gravar suas aulas no local e, durante a vigência na região das fases Amarela e Verde do Plano São Paulo, do Governo do Estado, recebeu também alunos e professores da BAMASCS para ensaios.
A Casa do Artesão passou por reparos executados pela equipe interna e pela Secretaria de Serviços Urbanos. A Escola Municipal de Bailado “Laura Thomé” teve o piso trocado, dentre outras melhorias. Os espaços que interromperam cursos presenciais, por força de medidas de segurança frente ao risco de contágio pela Covid-19, mantiveram suas aulas de maneira online.
Para mais informações, visite as redes sociais da Secult: facebook.com/agendaculturalscs, instagram.com/secultscs e youtube.com/secultscs.